Benefícios da gestão humanizada – Solução completa para ponto eletrônico

Foto de Kampus Production no Pexels

Um profissional motivado costuma ser mais produtivo e entrega melhores resultados. As companhias descobriram que o desenvolvimento de uma gestão humanizada é a chave para ter uma equipe que “veste a camisa da empresa”.

Esse é um modelo que demonstra a preocupação com o bem-estar dos colaboradores e a importância da atividade profissional para o desenvolvimento do equilíbrio saudável entre carreira no emprego e vida pessoal do empregado.

Para conhecer mais sobre esse conceito, sua relevância e as vantagens, confira o artigo a seguir e saiba como fazer aplicação da gestão humanizada.

Boa leitura!

O que é gestão humanizada?

As companhias estão antenadas com a humanização de suas atividades, pois encontrar funcionários qualificados e com um perfil compatível com o da empresa não é fácil. A mão de obra é um recurso que precisa ser valorizado.

Diante dessa exigência, surgiu o conceito de gestão humanizada, que consiste no ato de adaptar a empresa às necessidades dos colaboradores. Isso precisa ser feito de maneira a alcançar os objetivos almejados e aumentar os níveis de produtividade, mas sem prejudicar o bem-estar e a satisfação dos empregados.

Como o capital humano é o motor do negócio, é preciso que haja estímulo para formação e desenvolvimento das equipes, assim, elas podem entregar os resultados aguardados pelos gestores e alavancar o desempenho da companhia.

Essa força de trabalho pode ser reforçada por meio do senso de pertencimentos dos funcionários. A realização ou não dos desejos e das vontades dos profissionais tem impacto direto na conduta apresentada no ambiente de trabalho. É fundamental conhecer as motivações da equipe.

Objetivos irreais e a pressão excessiva por parte dos gestores em busca de melhores resultados não eleva a eficiência, pelo contrário, pode resultar no efeito oposto e aumentar a rotatividade e o absenteísmo de funcionários por insatisfação com a empresa, problemas emocionais ou desgaste nas relações.

Benefícios da gestão humanizada

A preocupação com o bem-estar e satisfação do colaborador resulta em maior qualidade no emprego. Boas condições de trabalho e benefícios adequados às necessidades desses trabalhadores faz com que sejam muito mais produtivos.

Melhora o clima organizacional

Funcionários infelizes não têm estabilidade. A insatisfação tem impacto direto no início de conflitos ou no desenvolvimento do negócio. Uma empresa que visa o crescimento baseado em relações estremecidas geralmente fracassa.

Humanizar os processos eleva a satisfação do empregado com a tarefa realizada na empresa e com a empresa como um todo. Quando trabalha mais motivado, os colaboradores geram resultados melhores para a companhia.

Outro item relevante é estimular que os trabalhadores aproveitem melhor os fins de semana e descansem nos feriados. No entanto, a empresa precisa cumprir sua parte no acordo e não solicitar demandas fora do expediente.

Estimula a ética no trabalho

Os líderes da gestão humanizada devem ter consciência de que são exemplos para seus comandados. Quem exerce essa função precisa assumir uma postura honesta para que os funcionários sejam um reflexo dessa conduta.

Acesse o blog e confira outras informações essenciais para a gestão de sua empresa.

Fonte: Folha Certa

Posts Relacionados

Deixe um comentário