Certificado Digital: como o ele facilita o dia a dia dos Contadores

Certificado Digital: como o ele facilita o dia a dia dos Contadores

Que o Certificado Digital é uma ferramenta útil e indispensável às pessoas e às empresas já é um consenso. O que poucos sabem é que esta ferramenta é, também, útil e necessária aos próprios Contadores, que podem utilizá-la de várias formas para facilitar o dia a dia.

E as vantagens não são apenas para os profissionais da Contabilidade que possuem seus próprios escritórios, mas para todos os Contadores – sejam eles empresários ou não.

Certificado Digital para Contador

Como pessoas físicas, os Contadores podem fazer uso do e-CPF, modalidade de Certificado Digital para este público.

Segundo o Contador Nivaldo Cleto, o profissional contábil pode assinar o Sped Contábil (também chamado de Escrituração Contábil Digital – ECD) para enviar os balanços para a Receita Federal, eliminando a necessidade de imprimir livros diários.

O profissional lembra ainda que, com a ferramenta, é possível:

  • Fazer o agendamento online para atendimento presencial nas Delegacias da Receita Federal; consultar Notas Fiscais Eletrônicas nas Prefeituras (atuando como procurador do cliente);
  • Preencher os Cadastros para registro de atos societários em Juntas Comerciais;
  • Assinar atos societários nas Juntas Comerciais e no Portal de Assinaturas da Certisign;
  • Acessar, de forma mais prática, os dados referentes à Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (e-CNH) utilizando a ferramenta. Desta forma, o usuário consegue verificar a sua situação, pontuação e multas pendências;
  • Fazer o agendamento online para atendimento presencial nas Delegacias da Receita Federal;
  • Acessar o Seguro Desemprego Web – SD Web;
  • Ter a CNH no Celular;
  • Participar de leilões eletrônicos da RFB;
  • Acessar o Portal do Simples Nacional para emissão do Documento de Arrecadação do Simples – DAS, bem como acompanhar o processamento dos pagamentos e receber os alertas e as notificações de desenquadramento;
  • Atuar como Procurador das Pessoas Físicas para acessar as informações do eCAC e elaborar a Declaração do Imposto de Renda dos clientes;
  • Entregar os dados do seu empregado doméstico ao eSocial.

Cuidados com o Certificado Digital

Nivaldo Cleto alerta, ainda, para um importante ponto: o uso do Certificado Digital por procuração.

O que os profissionais da Contabilidade esquecem é de como o nome deles devem constar nos cadastros das empresas, mesmo como procurador. Até que se prove o contrário, isso pode levar a Justiça a penhorar as suas próprias contas e bens, no caso de demandas e cobranças judiciais nas empresas nas quais ele é procurador dos sócios ou titulares. Por isso, é importante ter cuidado com esta modalidade, em especial na assinatura de atos societários”, ressalta Cleto.

O especialista destaca, como exemplo, o caso da Junta Comercial de Minas Gerais – JUCEMG, no qual é obrigatório o uso dos Certificados Digitais das Pessoas Físicas para assinatura de atos societários. Por isso, muitos contabilistas fazem uma procuração dos seus clientes para assinar os instrumentos societários em seus nomes. “O objetivo, portanto, é evitar que o empreendedor precise gastar com a aquisição de um Certificado Digital para assinar os respectivos atos societários. No entanto, esta prática pode trazer grandes problemas”, alerta o especialista.

Vantagens do Certificado Digital

As vantagens para quem adquire o Certificado Digital são muitas. Uma das mais conhecidas é o acesso rápido e seguro a diversos Portais das autoridades tributárias em todas nas esferas Municipal, Estadual e Federal.

Em poucos minutos, é possível informar aos clientes a situação tributária, fiscal e societária com um acesso dinâmico e confiável.

O Certificado Digital proporcionou validade jurídica aos acessos nos meios eletrônicos, evitando, assim, o deslocamento físico aos órgãos públicos e diminuindo a burocracia e o estresse causado nos balcões de atendimento.

Os governantes estão implementando o uso da Certificação Digital e desmaterialização em todos os processos físicos que ainda existem na administração pública. Um bom exemplo disso são procedimentos adotados pela Receita Federal nos quais quaisquer processos administrativos seguem desde o princípio no meio eletrônico. Afirmo com toda a segurança que, utilizando essa tecnologia, os profissionais da Contabilidade podem oferecer diversos benefícios aos seus clientes por meio de um atendimento ágil, moderno e seguro”, afirma Nivaldo.

Ainda há mais um ponto positivo: quem participa do Clube do Contador Certisign ainda pode ser comissionado pela venda de Certificados aos clientes – e, consequentemente, aumentar a renda. Isso sem falar do Clube de Vantagens, plataforma exclusiva para clientes e parceiros Certisign que dispõe de descontos em diversos produtos e serviços nas maiores lojas virtuais do Brasil.

Você também pode gostar: 3 coisas que todo contador antenado precisa saber sobre Certificado Digital

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Leave a Comment