Como ser um empreendedor de sucesso?


Podemos começar falando sobre o que é empreendedorismo. Os conceitos são os mais diversos. Pode significar empreender, agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.

Apenas vontade e coragem não são suficientes para o sucesso de um empreendimento. É necessário que o empresário conheça o tipo de negócio em que irá atuar, as fases que envolvem a abertura da empresa, o tamanho e as características do mercado.

Soma-se a isso a obtenção do capital, os padrões de qualidade, o tamanho do mercado. Um empreendedor é um indivíduo que não espera as coisas darem certo, faz acontecerem. Um empreendedor está geralmente motivado. Possui boas ideias e sabe como implementá-las de forma a alcançar os seus objetivos.

Não tem medo de iniciar projetos de uma forma arrojada. Apresenta capacidade de liderança e consegue facilmente trabalhar em equipe. O perfil do empreendedor é ser inovador e possuir um olhar próprio de ver os negócios. Quer transformar seu sonho em realidade.

O empreendedorismo está fortemente relacionado com a inovação, pois pode significar criar riqueza por meio de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização.

Um empreendedor de sucesso é aquele que acredita na sua capacidade de liderança. É motivado e motivador. Tem capacidade de planejar para o médio e o longo prazo, mas, também, para maximizar seu desempenho no curto prazo. Ele analisa, identifica, define, decide e monitora o desempenho do seu negócio.

O empreendedor precisa ter disposição para assumir riscos: o sucesso está na capacidade de conviver com os riscos e sobreviver a eles. Os riscos fazem parte de qualquer atividade.

É importante analisar os concorrentes, a economia, os setores ligados à sua empresa, para saber os riscos e as estratégias mais eficazes. Dessa forma, é possível antecipar ações, agindo de forma preventiva.

Em várias fases, a empresa poderá passar por dificuldades, falta de clientes, crise externa e interna. Será essencial a persistência atrelada com a flexibilidade para driblar os problemas. Nessa hora, é preciso ter em mente o seu potencial e suas habilidades. E, a partir daí, iniciar o plano de ação e conquistar seus objetivos.

Segundo estudiosos do assunto, há alguns comportamentos que podem dar indícios de estarmos na presença de um empreendedor. Um deles é ele estar sempre pensando em como criar valor, construir novos negócios e produtos ou aperfeiçoá-los.

Também pode ser enquadrado como empreendedor aquela pessoa que busca constantemente novas maneiras de fazer o seu negócio, substituindo formatos antigos. Há que destacar o fato de que grandes empreendedores não gostam de ouvir um NÃO sem uma explicação decente.

Ninguém nasce empreendedor. Podemos dizer que a criação, o convívio com a família, escola, amigos, trabalho, sociedade exercem uma certa influência nessa escolha e contribuem para desenvolvimento de talentos e características pessoais. Na prática, empreender exige esforço, muita dedicação e disciplina.

O empreendedor aproveita cada aprendizado, cada vitória, cada derrota, cada superação. Faz ajustes em suas estratégias, sem que isso o afaste de seus objetivos e sonhos.

É preciso cada vez mais proporcionarmos condições para que o empreendedorismo se faça presente nos diversos segmentos de nossa economia e sociedade.

Grupo Studio


Deixe uma resposta