Confira 5 importantes tecnologias para Advogados


A utilização da tecnologia vem revolucionando o Direito e auxiliando na organização e gestão do imenso volume de dados que os profissionais da área precisam gerenciar. Por outro lado, os clientes têm ficado cada vez mais exigentes, e esperam que os seus Advogados disponibilizem as melhores ferramentas tecnológicas para atendê-los com inovação e eficiência.

Neste artigo daremos dicas de algumas destas ferramentas que, se bem utilizadas, tornam-se aliadas dos profissionais do Direito nos seus desafios cotidianos. Confira:

Tecnologias que auxiliam o dia-a-dia dos Advogados

1. Chatbots

São chamados de “robôs de atendimento” e realizam uma comunicação automatizada. Podem auxiliar em pequenas tarefas do dia a dia, mas que costumam tomar tempo, tais como: responder dúvidas por e-mail, agendar consultas jurídicas, promover interação com usuários dos sites e blogs do escritório, além de direcionar o atendimento para um operador humano quando necessário.

2. Inteligência artificial

O que parecia um futuro distante para a advocacia, agora é uma realidade cada vez mais próxima e presente. A IBM, por exemplo, desenvolveu uma plataforma chamada “Watson”, que tem capacidade para analisar milhões de dados e documentos em segundos. Imagine como uma ferramenta assim pode ser útil e transformar o cotidiano de um escritório.

Diversas outras empresas e startups têm se empenhado em desenvolver ferramentas deste tipo e que possam agilizar a vida dos Advogados realizando agendamentos, estudos avançados de jurisprudência, customizando com agilidade modelos digitais de documentos jurídicos, além de gerir e analisar dados e informações relevantes. Sendo assim, é fundamental que os escritórios estejam de olho nas novidades deste mercado.

3. Softwares jurídicos

Torna-se cada vez mais urgente que os escritórios adotem Softwares jurídicos. Estes podem trazer inúmeros benefícios para a banca, tais como: facilidade de acesso e gestão automática de processos, centralização das informações, controle e modernização da rotina, além de possibilitar aos profissionais oferecer um atendimento de excelência a seus clientes.

Com tanta tecnologia disponível para estas funções, é arriscado demais, além de desnecessário, deixar os processos à mercê de uma falha de controle humano.

4. Armazenamento na nuvem

Com o elevado número de documentos que um Advogado precisa gerenciar, armazenar arquivos na nuvem se torna imprescindível para a profissão. Isso porque a tecnologia permite guardar estes documentos sem ocupar espaço nos hardwares dos equipamentos, além de ser muito mais segura. Além disso, ter os arquivos em nuvem oferece muita agilidade e mobilidade para o Advogado, que pode acessar as informações de qualquer lugar sempre que necessário.

5. Certificado Digital e Portal de Assinaturas

Duas tecnologias das quais a Certisign é líder de mercado, a Assinatura Digital e o Portal de Assinaturas são ferramentas que trazem diversos benefícios aos Advogados.

Assinatura Digital

Por meio da Assinatura Digital, é possível assinar contratos e processos digitalmente, dos mais diversos dispositivos, sempre com segurança e validade jurídica.

Portal de Assinaturas

Já o Portal de Assinaturas, além de permitir a Assinatura Digital de diversos documentos, funciona também com uma plataforma de gestão de transações digitais e que oferece diversas funcionalidades, tais como: verificador de assinaturas, e-mail registrado, carimbo do tempo, assinatura em lote, criação de fluxos de assinatura, cadastramento de usuários com permissões distintas, envio de notificações aos signatários, entre outras.

Citamos apenas cinco tecnologias, porém há muitas outras que podem beneficiar os Advogados na prática do Direito. É importante estar sempre antenado às novidades para poder oferecer os melhores serviços e atendimento aos seus clientes. Além disso, desta forma, você vai estar sempre um passo à frente da acirrada concorrência.

 Fonte: Certisign


One comment

Deixe uma resposta