Day1 do Mapa de Acesso a Capital

O Mapa de Acesso a Capital nasceu da dor comum aos empreendedores e empreendedoras de não saber exatamente qual a melhor alternativa de capital que seu negócio precisa. Saiba como foi a jornada da ideação até o lançamento. 

“As decisões iniciais de acesso a capital definem o futuro do negócio.” _ Karina Almeida, Especialista em Acesso a Capital da Endeavor

Era maio de 2019. O time de Business Growth e Advocacy da Endeavor estavam reunidos para fazer um planejamento da nossa bandeira de acesso a capital para empreendedores e empreendedoras da rede.

O desafio dos nossos empreendedores e empreendedoras era muito claro. Eles tinham dúvidas sobre qual estratégia de acesso a capital poderiam utilizar, considerando o momento do negócio e estratégia de crescimento. 

E nessa conversa percebemos que era um desafio comum ao ecossistema, não só da nossa rede. 

Dessa forma, surgiu a seguinte provocação: como apoiamos empreendedores e empreendedoras na ponta com acesso a capital e ainda estendemos esse apoio ao ecossistema?

Estava ali o Day1 do MAC. Que não tinha formato, escopo, nem definição. Tinha apenas uma dor comum, um desafio e a vontade de impactar todo o ecossistema. 

Saímos da reunião com os primeiros to do’s:

  • Analisar mentorias sobre capital que aconteceram. 
  • Conversar com mentores da rede para entender a fundo estes desafios e ter algum insight do que poderia ser feito – falamos, por exemplo, com Edson Rigonatti e José Rogério Luis. 

Das conversas com os mentores e mentoras da rede, o nosso primeiro aprendizado: essa entrega não seria um estudo em forma de PDF, precisava ser algo que dava um direcionamento.

O MVP 

A primeira definição do material foi que seria um produto.

Fizemos um MVP do produto, que era basicamente a primeira página do Mapa de Acesso a Capital hoje – quais eram as alternativas, para que serve, vantagens e desvantagens -, em formato de pdf clicável. 

O feedback dos empreendedores e empreendedoras foi que não era suficiente. Eles entendiam as alternativas, mas não sabiam qual o melhor momento de utilizá-las e como fazer isso na prática. 

Pivotamos

Ainda não era claro o que seria o nosso produto. Mas aproveitamos que estávamos construindo o nosso guia de growth capital e fomos acompanhamento o processo, participando das conversas com empreendedores e empreendedoras para saber o que elas falavam sobre o assunto.

Dessa observação, dois aprendizados: 

  • O passo a passo de uma captação não era tão claro;
  • Existem uma série de documentos e análises que o empreendedora e a empreendedora precisava se atentar durante o processo. 
  • Acontecia o mesmo com o acesso a crédito.
  • Os processos de equity e dívida não eram semelhantes e essas diferenças precisavam ser claras. 

Então, percebemos que precisávamos falar com mais pessoas e fazer perguntas mais profundas. E, além disso, ter cabeça de produto para estruturar uma plataforma que contemplasse todas essas dúvidas e todos os documentos que envolviam as alternativas de capital.

Demos alguns passos para trás e conversamos com mais mentores e mentoras, investidores, advogados e consultorias para entender a fundo todas as alternativas. 

A construção de uma plataforma em rede

“Foi um processo em rede. Tudo que a gente fez foi em rede. Na construção, no teste, na pivotagem, em tudo.” _  Karina Almeida, Especialista em Acesso a Capital da Endeavor

Não existia nenhum benchmarking sobre o que percebemos que precisávamos fazer. Por isso, testamos com empreendedores e empreendedoras, nossos mentores e mentoras nos ajudaram com as informações que precisavam e os e as especialistas nos direcionaram para os documentos mais importantes. 

O material para toda a jornada empreendedora 

Era janeiro de 2020 e o time da Endeavor se reuniu para outra conversa estratégica sobre o produto. No início, ele seria voltado para scale-ups, por isso, começaria a partir do investimento seed. Porém, notamos que faltava um ponto importante: o investimento anjo. 

Geralmente, scale-ups já passaram da fase de captar investimento anjo, porém, as decisões de acesso a capital que empreendedores e empreendedoras tomam no começo, definem o futuro da empresa. 

Por isso, educando o empreendedor e empreendedora desde o começo, é possível tomar decisões mais acertadas para crescer com consistência. E, inclusive, utilizar este material durante toda a sua jornada empreendedora. 

E foi uma decisão acertada – é a página mais acessada do material no primeiro mês de lançamento. 

O Eric Santos, fundador da Resultados Digitais e Empreendedor Endeavor, disse que quando ele começou a estudar para captar, no começo da empresa, ele não encontrava bons materiais sobre o tema, especialmente nacionais. Mas, não tinha um guia específico, apenas alguns livros. 

Material pronto

Chegou março. 

Em 10 meses, fomos de um desafio para um guia de fundraising inédito que apresenta o passo a passo para acessar capital em nove alternativas, de acordo com o estágio de crescimento das empresas. Além disso, também oferece uma lista de fundos, fintechs e bancos – são mais de 240 players mapeados ao total. E o melhor: feito no Brasil. 

Ao todo, analisamos registros de 400 mentorias sobre capital, realizadas entre 2015 e 2019, conversamos com mais de 40 mentores da rede Endeavor e especialistas referências no tema de mais de 25 organizações do ecossistema e contamos com o patrocínio da EY e da EDP para construir uma plataforma aberta, gratuita e simples. 

Os mapas representam o mundo real mas em uma escala muito pequena. Eles nos ajudam a ir de um ponto A ao ponto B. Eles nos ajudam a preparar a jornada e se organizar ao longo dela. Eles nos apontam onde estamos para onde devemos ir. Para se criar uma empresa incrível, é imprescindível ter acesso constante e contínuo aos recursos financeiros ideais para cada fase e situação. Esse mapa vai ajudar a sair da navegação “chutômetro” e chegar à era do GPS.” _ Edson Rigonatti, mentor da Endeavor e sócio da Astella Investimentos

Mapa de Acesso a Capital

Foi assim que conseguimos cumprir os critérios do desafio levantado em maio de 2019: criamos em rede um produto capaz de gerar impacto no ecossistema – uma vez que escalamos o conhecimento de acesso a capital e democratizamos um conteúdo qualificado para todos os empreendedores e empreendedoras do país, não apenas para empresas que estão na nossa rede. 

O MAC estava saindo do forno, tudo estava organizado para o lançamento em abril. O cenário era perfeito: fechamos 2019 com números extraordinários no setor de investimentos em scale-ups e estávamos vivendo o momento na história do Brasil para captar: juros baixos, booom de investimentos de venture capital, venture debt ficando mais popular e debêntures sendo uma boa opção.

Mas, veio o covid-19. 

A Endeavor entrou na força de tarefa de ajudar as scale-ups a sobreviver. Lançamos um posicionamento com três medidas para salvar a inovação no Brasil em abril. O MAC foi para nosso estacionamento. Mas, por pouco tempo. 

Entre junho e agosto, fomos encaminhando nosso posicionamento para a retomada econômica do país no pós-crise. Nós acreditamos que o capital é o combustível para o crescimento das scale-ups que, por sua vez, aceleram o crescimento do país.

O MAC, neste momento, era uma ferramenta que poderia ajudar na retomada econômica do Brasil.

O lançamento

A gente via que empreendedores e empreendedoras que tomavam boas decisões de capital eram bem sucedidos em seus negócios. E por que isso é importante? Simples: empresas que crescem saudáveis fazem todo o país crescer.” _  Karina Almeida, Especialista em Acesso a Capital da Endeavor

01 de setembro de 2020. Lançamos o Mapa de Acesso a Capital. 

E vimos, em tão pouco tempo, o efeito multiplicador da Endeavor em ação. Empreendedores, empreendedoras, mentores, mentoras, Embaixadores, Embaixadoras, parceiros, times e outras organizações de fomento compartilhando o material de forma orgânica. 

O guia também teve impacto global: a Endeavor Global e os escritórios da América Latina também compartilharam o material.

“Esse impacto global prova a importância de acesso a capital para os empreendedores e a importância de difundirmos conhecimento sobre o tema.”

Karina Almeida, Especialista em Acesso a Capital da Endeavor

Conheça o Mapa de Acesso a Capital

O MAC nada mais é do que já temos feito ao longo dos 20 anos de Endeavor: apoiar empreendedores com acesso a capital. Através do nosso guia de fundraising, conseguimos impulsiona o crescimento e desenvolvimento das scale-ups para que elas sejam um dos motores da retomada econômica do país.

Conheça o Mapa de Acesso a Capital e compartilhe com sua rede de empreendedores e empreendedoras para nos ajudar a ampliar o impacto do nosso material. 

Acesse o mapa

Source link

Posts Relacionados