Definição e vantagens do sistema em nuvem para o RH

Pessoa Em Jeans Azul Segurando Um Iphone Prateado com computador mostrando um gráfico

Além de oferecer mais eficiência e segurança ao setor, tecnologia é um diferencial competitivo para as empresas

Para estar à frente no mercado, é preciso dominar ou, ao menos, estar por dentro dos avanços do mundo digital. Hoje, essa máxima é aplicada a todas as áreas, inclusive a dos Recursos Humanos (RH). Conhecer as soluções disponíveis e saber usá-las para facilitar a rotina é essencial para a sobrevivência das organizações.

O Software as a Service (Software como Serviço) ou SaaS ou, ainda, o sistema em nuvem, cloud computing ou computação em nuvem é uma tecnologia que permite acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio da internet. Enquanto nos servidores tradicionais locais os dados ficam armazenados fisicamente em um computador ou servidor, na nuvem, esses dados podem ser acessados de qualquer computador, em qualquer lugar.

Para o RH, o SaaS oferece mais agilidade e organização em tarefas como o fechamento de folha, por exemplo. Atividades diárias podem ser complexas e causar insegurança, mas o armazenamento on-line otimiza o acompanhamento e as adequações à legislação, evitando eventuais erros. Mas esse é apenas um dos pontos positivos de se optar pelo cloud computing na hora de implantar um sistema de RH na empresa. Conheça as principais vantagens de se adotar um sistema em nuvem para o setor de Recursos Humanos:

Vantagens para o RH

Para a área dos Recursos Humanos, o SaaS oferece um conjunto de funcionalidades específicas que podem ser acessadas de forma remota, proporcionando maior mobilidade e facilidade de uso para o controle de folha de pagamento, gestão de ponto, recrutamento e seleção, entre outras. Mas existem seis vantagens do sistema em nuvem para o RH que merecem destaque.

  1. Economia: O SaaS elimina a necessidade de investimento em servidores locais, o que reduz significativamente os custos de manutenção e atualização de hardware e software.
  • Integrações: Os sistemas em nuvem são projetados para facilitar a integração com outras soluções e ferramentas, permitindo uma visão mais completa e unificada das informações.
  • Acesso remoto: Basta uma conexão com a internet para que os profissionais tenham acesso aos recursos do sistema. Essa flexibilidade permite que os gestores realizem atividades importantes a qualquer hora e em qualquer lugar e evita o adiamento das tomadas de decisões.
  • Escalabilidade: O cloud computing permite adequar a quantidade de recursos às necessidades da empresa. Essa é uma vantagem especialmente importante para o RH, que pode enfrentar variações e sazonalidades nas suas demandas.
  • Atualizações automáticas: As atualizações de software são realizadas automaticamente pelo provedor de serviços. Ou seja, o sistema se mantém atualizado sem a intervenção do usuário.
  • Maior segurança: Apesar dos diferentes tipos de nuvem citadas anteriormente, todos os provedores investem em infraestrutura de segurança para proteger os dados dos seus clientes. Criptografia, backups regulares, monitoramento constante e servidores redundantes são algumas das medidas que garantem a disponibilidade e a integridade das informações.

            Além dessas características, existem outros aspectos do sistema em nuvem que podem ser considerados como diferenciais. A personalização,que permite customizações rápidas à critério do cliente. E a conformidade legal que, no SaaS, ocorre de forma automática, pelo provedor, cabendo à empresa somente o alinhamento de funções específicas.

Folha de pagamento em nuvem

Digitalizar os processos de cálculos de salários, descontos, impostos e benefícios é um grande avanço para o setor de RH, uma vez que o sistema de folha em nuvem representa mais agilidade e precisão no pagamento dos colaboradores.

A folha de pagamento on-line permite a realização completa das funções, desde o registro de horas trabalhadas até a emissão de holerites e relatórios gerenciais. Por estar integrado às demais atividades, o sistema garante uma visão abrangente e atualizada das informações dos colaboradores. Outros benefícios para as empresas estão listados a seguir.

  • Acesso remoto: A possibilidade de operar o sistema a qualquer hora de qualquer lugar facilita o acompanhamento e a gestão.
  • Maior agilidade: A rapidez e eficiência da folha em nuvem evita atrasos no pagamento dos colaboradores.
  • Redução de erros: A maior precisão nos cálculos evita pagamentos incorretos ou descontos inadequados.
  • Conformidade legal: O sistema se mantém atualizada de acordo com a legislação trabalhista e tributária vigente, garantindo a conformidade legal da empresa.
  • Relatórios gerenciais: O sistema gera relatórios com informações detalhadas sobre os gastos com salários e benefícios.

O SaaS é uma das soluções mais viáveis e vantajosas que o campo da tecnologia tem a oferecer para o setor de Recursos Humanos. Geralmente intuitivas e de fácil operação, as plataformas web geram maior mobilidade, segurança e eficiência. Além disso, a digitalização dos processos permite que as empresas economizem recursos, aprimorem a integração de sistemas e garantam a conformidade legal.

O armazenamento e acesso remoto de dados e recursos é especialmente útil na gestão da folha de pagamento, mas os benefícios são igualmente significativos para o controle do ponto, recrutamento e seleção, benefícios corporativos e outras atividades de RH.

As organizações que acompanham as tendências e se adaptam às mudanças são, consequentemente, mais competitivas e preparadas para enfrentar os desafios do mercado atual. A Metadados, empresa que desenvolve sistemas completos para o setor dos Recursos Humanos, contribui para essa evolução. Por isso, conta com uma solução totalmente on-line para simplificar todas as tarefas do Departamento Pessoal. O Flow é a plataforma multitarefas para um RH mais leve e fluido. Conheça e promova a transformação na sua empresa!

AUTORES: Renata Zanatta (produtora de conteúdo da Metadados) e Caroline Lorensi da Silva (Associate Product Manager da Metadados)

ABRH-Brasil

Posts Relacionados

Deixe um comentário