Demonstrações contábeis: o que são e qual sua importância?

jovem no escritóri odigitando em notebook

Dentro da rotina detrabalho do contador, alguns expedientes são bastante comuns, compondo um verdadeiro plexo de atividades básicas da profissão. Nesse sentido, as demonstrações contábeis certamente podem ser incluídas, pois estão presentes na realidade de praticamente todas as empresas.

Elas exercem um papel crucial dentro dos negócios. A verdade é que, muito mais do que uma obrigação imposta por lei, essas demonstrações são tidas como ferramentas de referência para que gestores, líderes e os próprios profissionais da contabilidade acompanhem a evolução financeira da empresa e tenham mais visibilidade sobre asua situação fiscal.

Dada a importância das demonstrações contábeis para as empresas e para o trabalho do contador, preparamos este artigo com o objetivo de esclarecer melhor o que, de fato, são essas demonstrações e pontuar acerca do seu papel na boa condução dos negócios. Acompanhe!

O que são as demonstrações contábeis?

As demonstrações contábeis, na prática, dizem respeito a um conjunto de documentos técnicos — isto é, relatórios típicos da contabilidade — cuja principal função é fornecer a gestores, líderes e contadores informações seguras e concretas sobre a realidade financeira e fiscal de um negócio em determinado período.

Também denominados de demonstrações financeiras, esses relatórios formam uma apresentação estruturada mais abrangente da empresa, tomando como base a posição patrimonial, fiscal e orçamentária, a fim de demonstrar tanto para os tomadores de decisão quanto para o mercado, especialmente para investidores, como anda a saúde financeira do negócio.

Qual a importância das demonstrações contábeis?

Na realidade das empresas, as demonstrações contábeis têm um papel importante, sobretudo ao viabilizar análises mais técnicas e precisas sobre a situação do negócio, auxiliando diretamente na sua condução.

No entanto, existem outros atributos que reforçam a importância desse expediente. Inicialmente, há de se considerar o atendimento à legislação, já que a apresentação dos relatórios contábeis é umaobrigação imposta por leia diferentes perfis de empresas. Mas não para por aí. Vejamos!

Maior assertividade nos pagamentos

Os relatórios financeiros oferecem uma visão sistemática das entradas e saídas de capital da empresa. A partir disso, por exemplo, os gestores têm mais visibilidade para controlar os pagamentos dos clientes, identificando riscos de possíveis atrasos, o nível de inadimplência, entre outras rupturas que possam prejudicar as finanças.

Nesse sentido, inclusive, o fluxo de caixa é o relatório mais dinâmico e estratégico para controlar esse tipo de informação, já que pode ser estruturado para análises diárias, semanais ou mensais, por exemplo.

Facilita a prestação de dados ao Fisco na hora de declarar o IR

As demonstrações contábeis, quando bem estruturadas e atualizadas, têm uma grande utilidade no momento dadeclaração do Imposto de Renda. Como as informações já estão lançadas e organizadas nos documentos, fica mais fácil para o contador fazer as apurações e proceder com a declaração de forma mais precisa e ágil, evitando qualquer discrepância com o Fisco.

Além disso, as demonstrações eliminam a necessidade de se gerenciar diversas fontes de dados, como recibos de pagamentos, extratos de contas etc., otimizando o processo de elaboração da declaração de IR.

Melhora a qualidade e a agilidade na tomada de decisões

Os relatórios relacionados às demonstrações contábeis da empresa são peças elementares para que gestores e líderes consigam compreender a real situação do negócio e, com base nisso, possam tomar as decisões mais adequadas.

Afinal, estamos falando de relatórios técnicos, que seguem toda uma padronização e lidam com dados estratégicos do negócio, como fluxo de caixa, movimentações financeiras, contas a pagar e recebíveis, por exemplo. Ou seja, existe todo um aparato informativo capaz de conduzir a tomada de decisão com muito mais eficiência e permitir o aproveitamento de oportunidades.

Traduz a solidez do negócio ao mercado

Na prática, os relatórios financeiros funcionam como um registro histórico do sucesso global de uma empresa ao longo do tempo. Dessa forma, caso se decida vender o negócio ou buscar novos investidores, as demonstrações serão a base para provar que o empreendimento é sólido.

A lógica é simples: quem pretende fazer a aquisição de uma empresa ou tem interesse em investir nela, certamente buscará subsídios informativos concretos para ter certeza de que a operação é viável e, mais do que isso, é rentável. Dessa forma, as demonstrações são ferramentas chave ao transparecer, de forma numérica e precisa, a saúde financeira do negócio ao mercado.

Além disso, vale destacar que clientes e fornecedores recentes também podem solicitar demonstrações financeiras para decidir se firmarão ou não relações comerciais com determinada empresa, por exemplo.

Fortalece o compliance e a redução de erros

Por se tratar de um expediente de avaliação e controle da situação da empresa, as demonstrações podem fornecer dados importantes para ajudar o gestor a identificar mais cedo eventuais erros e discrepâncias em seus relatórios.

Em outras palavras, as demonstrações contábeis trazem mais visibilidade para a condução da empresa, facilitando a identificação de fraudes, atividades ilegais e quaisquer erros na formulação das contas.

Quais as principais demonstrações contábeis?

Como dito, as demonstrações contábeis estão relacionadas a diferentes documentos que retratam arealidade financeira e fiscal do negócio. A seguir, listamos e explicamos alguns dos mais importantes. Confira!

Balanço patrimonial

Essa é, talvez, a demonstração contábil mais importante de uma empresa. A partir dela é possível obter uma avaliação estática da situação financeira e patrimonial do negócio, a partir de 3 pilares:

  1. ativos: que se relacionam com bens, direitos, créditos e aplicações de recursos, compreendendo investimentos da empresa, estoque, recebíveis, caixa e afins;
  2. passivos: correspondem às obrigações da empresa perante instituições financeiras, terceiros e o Fisco, por exemplo;
  3. patrimônio líquido: são os próprios recursos da empresa, obtidos a partir do resultado entre o ativo e o passivo.

O balanço patrimonial pode ser realizado a qualquer tempo, mas o ideal é que seja feito todos os anos, sempre ao final de cada calendário fiscal.

Demonstração de fluxo de caixa

Resumidamente, a declaração de fluxo de caixa dá aos gestores e profissionais da contabilidade uma visão mais direta do negócio, informando, por exemplo, se há dinheiro suficiente para arcar com as contas no curto prazo.

Assim, enquanto a empresa pode parecer financeiramente estável com base em métodos decontabilidade padrão, com a demonstração de fluxo de caixa a realidade pode ser outra, pois é altamente dinâmica, refletindo a situação do negócio em um período mais curto e de forma mais precisa.

Aqui, o foco está em avaliar as entradas e saídas de valores de caixa, contas bancárias e aplicações financeiras, bem como os resultados dessas movimentações financeiras, demonstrando onde, quando e como os recursos foram aplicados, permitindo uma gestão mais eficiente das entradas e saídas de capital, evitando, assim, desvios e desconformidades.

DRE

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) basicamente é o resumo financeiro dos resultados operacionais do negócio em um dado período. Nessa demonstração, diferentemente do que ocorre com o fluxo de caixa, lida-se com informações financeiras de forma mais abrangente, não se demonstrando claramente onde, quando e como as movimentações são realizadas.

A DRE, então, mostra como o resultado do negócio se dá. Esse documento detalha a formação do resultado líquido de um exercício a partir da confrontação das receitas, dos custos e das despesas de uma empresa, apuradas de acordo com o princípio contábil do regime de competência.

Por fim, como se pôde perceber, as demonstrações contábeis são instrumentos de grande relevância para a condução saudável de um negócio. Ao reunir informações de forma sistemática e técnica, esses documentos oferecem mais segurança, visibilidade e controle a gestores. No entanto, por se tratar de expedientes mais técnicos, a presença de um profissional especializado é fundamental para sua correta elaboração, atendendo com rigor às normas e às necessidades da empresa.

Fonte: Soluti

Posts Relacionados

Deixe um comentário