Gestão para academias – Dicas para sua empresa prosperar!

Foto de William Choquette no Pexels

Toda empresa tem pontos de atenção diferentes e com a academia não seria diferente, por isso caso esse seja seu nicho de negócios e ainda se sente perdido sobre o que fazer, fique despreocupado. Hoje falaremos sobre gestão para academias.

Como fazer uma boa gestão para academias?

A primeira coisa que você precisa saber e entender é se possui mão de obra capacitada e suficiente para atender todos os principais pontos do seu negócio. Podemos citar aqui:

  • Gestão administrativa;
  • Controle de matrículas e mensalidades;
  • Marketing;
  • Contabilidade;
  • Gestão financeira;
  • Dentre outros.

Mas em caso negativo, o ideal é mapear essas deficiências para assim poder traçar um plano de negócios efetivo e poder organizar as frentes para ter uma operação eficiente.

Se vai iniciar agora, comece pelo jeito correto. Fizemos um passo a passo que consideramos os pontos essenciais para você desbravar o mundo da gestão para academias.

Nome da sua empresa

Aqui o ideal é buscar referências e pesquisar bastante sobre, as marcas consideradas boas são aquelas que criam uma conexão com seu consumidor, e o nome tem bastante haver com isso. Inclusive busque ajuda de uma empresa especializada se possível.

Identidade Visual

O visual, mais especificamente sua identidade deve ser adequada para o segmento, já que isso é um dos principais pontos de atração de público-alvo. Mais uma vez, uma empresa especializada é a ideal para a criação do seu logotipo e identidade visual.

Faça a abertura de empresa

Quando falamos sobre gestão para academias, devemos entender que esse tipo de empresa possui suas particularidades em relação à parte fiscal e contábil. Por isso, o ideal é buscar o auxílio de uma consultoria especializada.

Somente essa empresa poderá direcionar um modelo de tributação mais adequado para sua atividade, impedindo que você pague altos impostos e ainda terá um processo de gestão mais seguro.

Planejamento de capital de giro necessário

Será preciso prever quanto tempo o seu capital conseguirá manter o negócio saudável até que seja possível ter a quantidade suficiente de matrículas e mensalidades para a operação e os lucros que deseja alcançar. Uma boa assessoria contábil pode lhe ajudar a chegar nos números.

Previsibilidade financeira

É importante saber o tempo de retorno do investimento feito em sua empresa, justamente para evitar que ela feche. Todo negócio possui um tempo de maturação, o ideal é encontrar o seu.

Aqui já podemos citar a contabilidade tributária, porque ela vai muito além da organização e gerenciamento de tributos. Seu principal foco é a viabilidade do seu negócio, já que qualquer erro pode custar muito caro.

Como fazer a gestão financeira de academia?

Sem dúvida, será preciso investir em um sistema de gestão, em razão da particularidade do negócio, para gerar muitas informações diárias com acessos, matrículas, entrada e saídas financeiras, emissão de boletos, conciliações bancárias, controle de estoque, notas fiscais, controle de caixas, relatórios de inadimplências e outras.

Quando conseguimos reunir todas as informações em um único local, torna- se muito mais fácil analisar o quadro geral.

Não deixe de ficar de olho nos gastos das empresas, precificação, folhas de pagamento, etc. Já que assim ficará mais fácil planejar e direcionar o capital otimizando os processos.

Como funciona a gestão contábil tributária de academia?

Em nosso país, tanto o sistema fiscal ou tributário é bastante complexo para todas as empresas, e isso gera preocupações em relação à fiscalização para seus gestores. Para se ter uma boa gestão para academias, é necessário uma organização efetiva para que a academia seja rentável e saudável.

Dentro da gestão para academias, a parte tributária influencia e muito na qualidade de clientes e em seu faturamento mensal, já que ela tem relação com a formação de preços dos serviços oferecidos. E claro que, quanto maior a taxa tributária a ser paga, maior será o valor final do seu serviço.

Para otimizar os custos fiscais, a escolha do regime tributário deve ser assertiva, por isso veja as opções abaixo:

SIMPLES NACIONAL

Nesse regime, as academias pagam impostos federais, estaduais e municipais de forma unificada, podendo ser de 6% caso atinja o Fator R, caso contrário inicia em 15,5% faturamento do total, já incluindo folha de pagamento.

– LUCRO PRESUMIDO

Aqui o percentual é calculado em cima da presunção de lucro da empresa, sendo a tributação variada entre 13.33% a 16,33%, além dos impostos sobre a folha de pagamento.

– LUCRO REAL

A tributação deste regime varia de acordo com o seu lucro líquido e não com o faturamento e é indicado para empresas de grande porte.

Não escolha a esmo o regime para sua empresa. Para uma boa gestão para academias você precisa de uma assessoria especializada pois, depois da escolha, não é possível trocar dentro do ano fiscal.

Fonte: Consultoria RR

Posts Relacionados

Deixe um comentário