O que é e como estimular o espírito empreendedor

O que é e como estimular o espírito empreendedor

Inovar é fundamental para se destacar no mercado e conseguir novos clientes, mas não é algo simples de se fazer. Criar projetos surpreendentes vai muito além da tecnologia: é importante que cada iniciativa seja conduzida e pensada pelas pessoas que trabalham na empresa. E para isso, é preciso contar com colaboradores que tenham o perfil de intrapreneur.

O conceito está diretamente relacionado com o tão falado senso de dono que as organizações tanto buscam atualmente. Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber para estimular esse espírito nos seus colaboradores. Quer saber mais? Confira a seguir!

O que é intrapreneur?

Intrapreneur (intraempreendedor, em inglês) é o colaborador que empreende dentro da organização onde atua. Esse tipo de profissional é guiado pela vontade de inovar e superar desafios, fazendo pela empresa o mesmo que um empresário faria por sua startup. Em uma definição mais romântica, pode-se dizer que são sonhadores que fazem.

Um dos maiores diferenciais do intrapreneur é a sua visão de negócios. Mesmo trabalhando como empregado, ele não olha para empresa como ela está, e sim para como ela deveria estar. É um perfil raro de ser encontrado, mas altamente requisitado pelas empresas atuais.

Com tudo isso em jogo, investir no intraempreendedorismo é a melhor estratégia para oxigenar as ideias do negócio. Estimular esse espírito na equipe garante o desenvolvimento de projetos criativos e também gera resultados positivos e evolução profissional para os colaboradores.

Como estimular o espírito empreendedor nos colaboradores?

Tirar o máximo proveito do que um intrapreneur tem a oferecer é um dos maiores desafios de lidar com esse tipo de colaborador. Porém, com as medidas adequadas, é plenamente possível oferecer as melhores condições de trabalho aos intraempreendedores. Veja abaixo algumas dicas valiosas de como fazer isso.

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1. Saiba identificar intrapreneurs

O intrapreneur costuma se diferenciar dos colegas de trabalho que não têm esse perfil. Via de regra, é uma pessoa que assume riscos, se empenha na resolução de problemas e atua de forma muito parecida com os empresários.

A diferença é que, enquanto o empreendedor é responsável por cuidar de toda uma operação, o intrapreneur utiliza o mesmo estilo de trabalho para resolver demandas específicas.

Observe os seus funcionários no dia a dia e comece a reparar em quais deles têm esse espírito mais arrojado. Saber identificar essas pessoas é o primeiro passo para desenvolver as características delas e aproveitar 100% do seu potencial.

2. Capacite a equipe

O fato de um profissional ter perfil empreendedor é uma vantagem, mas não é suficiente para garantir o sucesso dele como intrapreneur. De nada adianta ter um projeto ambicioso para a empresas se os funcionários ainda não entendem como funciona o processo de inovação.

Por isso, é essencial investir em capacitação. Treinamentos como foco em prototipagem e gestão do tempo são ótimos pontos de partida para contar com um ótimo time de intrapreneurs no futuro.

3. Dê autonomia

Intrapreneurs naturalmente assumem a responsabilidade pela inovação dentro da organização. São vistos como agitadores, subversivos e inquietos, e dificilmente se limitam a executar projetos dentro das coordenadas dadas. Têm a sua própria maneira de fazer as coisas e isso deve a ser respeitado.

Jamais tente fazer com que o intraempreendedor trabalhe fora das suas características. Dê espaço para que ele sugira novas ideias, corra riscos calculados e enfrente seus desafios. Para inovar, é preciso valorizar o colaborador, dando-lhe espaço para criar, tomar decisões e assumir responsabilidades.

Tudo isso, é claro, entendo os limites da organização para não prejudicar a saúde financeira do negócio.

Sem a devida autonomia, o caminho natural do funcionário com alma empreendedora é pedir as contas e abrir o próprio negócio. Mas, se a empresa oferecer as condições de trabalho adequada, ele se sentirá motivado a permanecer e se tornará um dos maiores aliados da organização.

4. Permita que o intrapreneur conheça a fundo o negócio

O intrapreneur deve conhecer tudo sobre as engrenagens do empresa, desde a conduta de negócios até o fluxo de caixa. Só assim será possível traçar boa estratégias e criar produtos, serviços e sistemas realmente inovadores. No fundo, é tudo uma questão de lógica: você não pode mudar o que você não conhece.

Uma das melhores medidas para fazer isso acontecer é promover o job rotation. Nesse conceito, o funcionário passa por todas as áreas do negócio, atuando por um tempo em cada uma. Ao ver de perto os processos e rotinas dos departamentos, o colaborador ganha um conhecimento ímpar sobre como a empresa funciona.

5. Esteja aberto à inovação

Toda empresa diz que quer inovar, mas na prática a história é bem diferente. Em muitos casos, os líderes da organização não têm a visão ou a coragem necessários para colocar em prática as ideias de seus intrapreneurs. E isso pode custar muito caro para o negócio.

O caso Kodak é um ótimo exemplo. Como funcionário da empresa, o engenheiro elétrico Steven Sasson criou a primeira câmera digital da história em 1975. Porém, a alta cúpula enxergava a ideia como uma ameaça para o negócio da empresa, que era de fotos impressas.

Embora Steven tenha sido autorizado a desenvolver um protótipo, ele ficou na gaveta. Mesmo depois de melhorado, nunca foi lançado pela empresa.

Resultado: as câmeras digitais tomaram o mercado nos anos 2000, sem que a Kodak participasse dessa revolução. Em 2012, a empresa declarou falência por não estar preparada para competir no mercado de tecnologia digital.

A lição que fica é: apoie ideias dos seus intrapreneurs. Tenha visão para estar um passo à frente, sem se apegar aos modelos que funcionam atualmente ou fizeram sucesso no passado. Nenhum negócio sai do lugar sem assumir riscos, por isso não hesite em ser inovador e criativo.

Sua empresa tem algum intrapreneur na equipe? Com as dicas que apresentamos por aqui, você com certeza vai conseguir estimular esse espírito na sua equipe e conseguir ótimos resultados. Basta acreditar no potencial dos colaboradores e capacitá-los para criar projetos diferenciados e inovadores!

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Fonte: Xerpa

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