O que é modelo AIDA no marketing digital?

Imagem de gráfico de crescimento, desenvolvimento, melhoria, lucro, conceito de sucesso

O mundo dos negócios é repleto de desafios, por isso, técnicas como o modelo AIDA foram desenvolvidos para proporcionar dinamismo no cotidiano.

Em adição, o marketing digital caracteriza-se como recurso essencial, já que este permite que as empresas estejam em conformidade com as tendências vistas no mercado a nível mundial.

Pode-se destacar que as técnicas de marketing digital são passíveis de adaptação, abrangendo neste sentido tanto o escopo de multinacionais quanto de prestadores de serviço locais como uma creche particular.

No entanto, para que as estratégias adotadas cumpram com funcionalidade, é indispensável o levantamento de indicadores do contexto interno das empresas, como:

  • Definição do perfil de cliente ideal;
  • Entendimento do comportamento do público-alvo;
  • Presença nos canais de comunicação adequados;
  • Utilização das formas de linguagem adequadas.

Os indicadores citados são dados básicos para a esquematização de um plano de ação estratégico, entretanto, é essencial validar ainda que a comercialização de peças para motor mitsubishi exige objetivos específicos.

Em outras palavras, isso quer dizer que para garantir o sucesso nas estratégias de marketing digital, é crucial analisar as particularidades de cada negócio, abarcando neste sentido, o nicho de atuação bem como os objetivos gerais e específicos.

Contudo, pode-se afirmar que a metodologia AIDA é um recurso adicional presente no escopo do marketing digital que auxilia as empresas a alavancarem suas respectivas taxas de conversão até mesmo as de lavagem de tapetes persas.

Entenda o que é AIDA

A metodologia AIDA consiste em um conjunto de práticas para conduzir o consumidor na etapa da negociação até o fechamento efetivo das vendas. Trata-se da sigla dos termos ação, interesse, desejo e ação.

A origem do modelo se dá ao estudioso americano E. St. Elmo Lewis, que deu início aos trabalhos em publicidade e propaganda em meados do século 18.

Durante o desenvolvimento da metodologia em pauta, o ordenamento das ações de marketing era bem distinto do que podemos encontrar atualmente. Afinal, com o apoio e respaldo da tecnologia, grandes melhorias foram implementadas.

Portanto, se antes era necessário contar com a distribuição de panfletos visando aumentar os fechamentos de pedidos do serviço de fachada luminoso para comércio, atualmente com a internet, os resultados são viabilizados com assertividade e baixo investimento.

Contextualizando com o período que originou a AIDA, as ações de publicidade e marketing eram tomadas com o apoio da elaboração de anúncios impressos, dispondo principalmente das formas de linguagens não verbal, visual e escrita.

Porquanto, para que as campanhas implementadas efetivamente tivessem sucesso, a receita era medida com base na atratividade e ainda nos contatos feitos com o anunciante.

Dado o cenário, é possível notar que, apesar das estratégias de marketing terem sido implementadas para alavancar as atividades comerciais, na prática, as iniciativas não corroboraram em termos de dinamismo.

A implementação da AIDA concomitantemente ao uso de estratégias de marketing digital permite uma intersecção mais estável entre as áreas de marketing e comercial, resultando na atração assertiva de clientes para aluguel de data show e demais soluções ofertadas.

Conheça o funcionamento na prática

Na prática, o funcionamento da metodologia AIDA requer que as ações de marketing sejam voltadas para conduzir os clientes em potencial na jornada de compra de forma exitosa e que efetivamente atinjam os objetivos de venda.

Para que o modelo consiga cumprir com sua funcionalidade, é necessário abordar separadamente cada etapa presente no funil de vendas, sinalizando métodos para auxiliar no atingimento da meta delegada.

Cabe enfatizar que a AIDA permitiu novas perspectivas e técnicas para publicidade e propaganda abrangendo nesse cenário as divulgações na televisão e ainda o chamado marketing de conteúdo, que está presente nas técnicas de marketing digital.

Para uma loja virtual dedicada na comercialização de produtos para casa, como bancada de granito em U, contar com o apoio de estratégias específicas para a internet é essencial, pois contribui para o fluxo de trabalho dos funcionários.

Aliás, ao delegar metas aos colaboradores, é preciso que as empresas tenham em mente a importância do planejamento estratégico e também a disponibilidade de ferramentas adequadas para o trabalho.

Sendo assim, o apelo é que no momento de elaboração das estratégias, as empresas tenham previamente o levantamento das efetivas necessidades, contemplando equipamentos e etapas para viabilizar o atingimento de metas.

Atenção

Para que as estratégias de marketing digital gerem resultados, é indispensável que o público-alvo seja atingido. Somente assim as ações tomadas podem ser convertidas no fechamento de vendas e contratos.

Considerando a relevância na internet nos negócios, pode-se compreender o volume de informações para fins comerciais. Isto é, o consumidor está sendo bombardeado a todo momento por abordagens nos canais de comunicação virtuais.

Dado o cenário, deve-se levar em consideração o processo de qualificação de potenciais fornecedores, que é realizado pelos consumidores. Afinal, o público tem a opção de fechar negócio com o fornecedor de bolsa para notebook personalizada de seu interesse.

A metodologia AIDA, na etapa da atenção, requer que as equipes elaborem técnicas atrativas ao público, contando com o apoio da variação das formas de linguagem e na diversificação dos veículos de comunicação.

Interesse

A etapa do interesse é responsável por influenciar de maneira direta ou indireta o comportamento dos compradores em potencial.

É importante validar que não necessariamente o cliente terá certeza do produto ou serviço a ser comprado.

No entanto, é responsabilidade das equipes compreender a dor relatada pelo consumidor e após isso, usar mecanismos para despertar o interesse de compra. Os chamados gatilhos mentais podem ajudar nesse momento.

Desejo

Trabalhar no desejo condiz diretamente com o processo de convencimento de compra, aliás, é importante frisar que convencimento não é o mesmo que obrigar o potencial comprador a decidir pelo fechamento.

As equipes devem estar atentas para os métodos utilizados, sendo a recomendação de especialistas, o trabalho em conjunto com as vantagens competitivas e comparativas.

Ao destacar as vantagens e qualidades da aquisição do serviço de motoboy entrega de documentos,o potencial comprador precisa visualizar o valor daquilo que está sendo ofertado para ele.

Por fim, o último ponto na etapa do desejo, é a concorrência. É crucial o mapeamento das medidas tomadas pela concorrência, incluindo o preço e o escopo da solução oferecida, para que as estratégias sejam competitivas.

Ação

A ação condiz com a etapa em que o cliente já tem o entendimento de sua necessidade bem como das qualidades proporcionadas pela solução ofertada. Trata-se do processo de negociação.

No escopo do marketing digital estão presentes métodos para chamar o cliente em potencial a tomar ações e decisões, como o envio de e-mails marketing e conteúdos informativos.

Como aplicar AIDA no marketing digital?

O marketing digital é uma modalidade que combina as estratégias de publicidade e propaganda, aplicando-as nos veículos de comunicação disponíveis na internet.

A assertividade no recebimento e compartilhamento de dados é o que torna o marketing digital uma ferramenta popular, principalmente nos últimos anos, analisando o cenário sanitário mundial.

A metodologia AIDA, embora tenha sido desenvolvida décadas atrás, pode ser facilmente aplicada nas iniciativas para atrair e reter a atenção do público, sendo indispensável neste sentido, a adaptação com o contexto.

Vislumbrando a desmistificação do segmento do marketing, os especialistas reúnem algumas medidas a serem tomadas para empresas que contam com o marketing digital para potencializar o alcance e a visibilidade.

Crie uma persona

Corresponde ao termo persona, o conceito de definição do perfil de cliente ideal para a solução que está sendo oferecida ao público.

Ao criar uma persona, a empresa consegue segmentar com melhor fluidez os conteúdos e demais ações delegadas ao público com a finalidade de potencializar as taxas de conversão.

Foco na comunicação

A comunicação é o recurso que permite a aproximação entre duas ou mais partes. Concomitantemente a isso, deve-se considerar que as negociações são a manifestação do desejo de alinhamento de interesses.

Para que haja o alinhamento entre as partes, é crucial que a comunicação seja bem estabelecida. As equipes devem efetuar um levantamento das formas de linguagem utilizadas pelo público-alvo bem como pelo cliente ideal.

Invista na criação de conteúdo

A criação de conteúdos é a alternativa que propõe o alinhamento entre empresa e cliente em potencial de forma menos agressiva, trata-se do chamado marketing de conteúdo. A vertente em pauta consiste no compartilhamento de informações.

No entanto, a criação de conteúdos requer que as equipes tenham o conhecimento do comportamento do público-alvo, pois somente assim os conteúdos publicados terão visibilidade e resultados.

Otimização dos mecanismos de busca

A otimização dos mecanismos de busca também pode ser chamada de técnicas de SEO, que consistem no uso de palavras-chave implementadas nos conteúdos entregues ao consumidor.

O principal objetivo da otimização dos mecanismos de busca é fazer com que os conteúdos se ajustem à demanda dos algoritmos, driblando a concorrência virtual e garantindo que os conteúdos sejam efetivamente visualizados pelo cliente ideal.

Considerações finais

Portanto, a metodologia AIDA é um recurso presente no escopo de publicidade e propaganda que foi desenvolvido há anos atrás, no entanto, com a devida segmentação pode ser utilizado no marketing digital, um método considerado inovador para o mercado.

Contudo, pode-se afirmar que a metodologia em pauta quando combinada com as estratégias de marketing digital, assume a posição de facilitar a assertividade no cotidiano das equipes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Crescimento foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Posts Relacionados

Deixe um comentário