O que você precisa saber antes de abrir seu negócio próprio

O que você precisa saber antes de abrir seu negócio próprio

Empreender, para muitas pessoas, sempre foi uma alternativa interessante para alcançar o sucesso profissional. Contudo, é sabido que abrir o negócio próprio é uma tarefa extremamente desafiadora que, além de perfil, conhecimento e muito esforço, exige estratégia.

Nesse meio, arriscar é necessário. Porém, mais do que uma dose de ousadia, é fundamental também manter os pés no chão, trabalhar de forma consciente e baseando suas decisões em dados e informações concretas. Isso certamente aumentará a probabilidade de sucesso da sua empresa.

Por isso, pensando em ajudá-lo nessa desafiadora missão que é abrir um negócio próprio, preparamos este artigo, no qual abordamos os principais pontos que você precisa saber para se tornar um empreendedor de sucesso. Continue a leitura e confira!

Administração de riscos

Independentemente do segmento em que se pretende atuar, os riscos são constantes na condução de uma empresa, seja na fase inicial ou quando ela já está sólida. Desse modo, algo que o empreendedor precisa ter em mente é que é praticamente impossível eliminá-los completamente, muito embora seja possível gerenciá-los e minimizar eventuais danos.

Nesse sentido, uma das capacidades necessárias para se abrir um negócio próprio é a de administração de riscos. Essa habilidade envolve um grande conhecimento sobre o seu negócio, seu público e sobre o mercado no qual se pretende atuar.

Isso porque, em muitos casos, a administração dos riscos está relacionada à capacidade de antecipá-los — o que só é possível quando se tem um alto grau de conhecimento sobre as variáveis que interferem nas operações da sua empresa.

Assim sendo, a recomendação é que você sempre busque aprofundar o seu conhecimento acerca do negócio, do segmento, do consumidor, cenário econômico e concorrência. Ao identificar desafios e oportunidades, você certamente otimizará a gestão de riscos.

Conhecimento de mercado

A competitividade é um traço do mercado atual. Por isso, é indispensável agir com precisão, buscar diferenciais relevantes e identificar oportunidades de crescimento. No entanto, isso só será possível se você for um conhecedor do mercado em que pretende ingressar.

Como dito, esse conhecimento é o que proporciona condições de antecipar cenários de dificuldade ou mesmo boas oportunidades. Da mesma forma, conhecer o mercado é o que permite a sua empresa se posicionar de maneira distinta das demais, inovando no que for possível e se tornando ainda mais relevante para o seu público.

Para tanto, existem diferentes ferramentas que podem ajudar o empreendedor a conhecer melhor o mercado. A exemplo, as pesquisas de mercado podem servir de norte para as decisões iniciais do negócio, alinhando a sua atuação às demandas e necessidades do consumidor.

Além disso, é indispensável conhecer seus concorrentes, entender melhor o seu produto/serviço, os motivos que levam o consumidor a procurá-lo e, ainda, a estrutura utilizada nas suas operações.

Planejamento estratégico

Outro passo fundamental para quem quer abrir o seu próprio negócio é ter um planejamento estratégico. É preciso definir, de forma clara e objetiva, os caminhos a serem percorridos pela empresa e as ferramentas a serem utilizadas nesse percurso, especialmente no longo prazo.

Assim, embora seja necessário reagir às demandas diárias que surgem na gestão da empresa, é preciso abrir mão da filosofia de “apagar incêndios” e pensar no futuro do negócio — isso é planejamento estratégico.

Definir metas, objetivos, posicionar a empresa no mercado e definir os indicadores mais importantes para mensurar os avanços estão entre os pilares de um bom planejamento estratégico.

Plano de negócios

O plano de negócios também figura como uma ferramenta estratégica na hora de empreender. Esse é um documento em que se descreve, no papel, as principais características da empresa — do ponto de vista financeiro, operacional, fiscal e afins —, de modo a diminuir os riscos e incertezas.

O plano de negócios é útil tanto para quem quer abrir um negócio próprio quanto para quem está ampliando uma empresa já em funcionamento. Vale mencionar que esse planejamento não elimina os riscos envolvidos nas atividades da empresa, mas fortalece a administração deles e evita que erros sejam cometidos por falta de estudo, diminuindo as incertezas do seu negócio quanto ao futuro.

Na prática, você precisa ter consciência de que um bom plano é essencial para:

  • organizar as ideias ao abrir uma empresa;
  • apoiar a administração do negócio, seja a partir de dados e números, seja por meio de novas estratégias;
  • fortalecer a gestão comercial;
  • facilitar a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros, pois traz um resumo claro do que é o seu negócio e o que ele busca;
  • otimizar a captação de recursos financeiros e humanos, parcerias e investidores.

Marketing

Não há como falar em empreender sem citar a importância do marketing. Nesse ponto, tão importante quanto operar de forma eficiente, oferecer serviços e produtos de qualidade, é o cliente conhecer a sua empresa e ter uma boa percepção sobre ela. Esse é um dos papéis do marketing.

Quem quer empreender deve ter em mente que é muito importante reservar uma parte do orçamento para ações e estratégias de marketing. É preciso fortalecer a imagem do negócio, prospectar clientes e transparecer todos os diferenciais e profissionalismo da empresa para o seu público, a fim de reverter isso em vendas e faturamento.

Atualmente, os meios digitais têm ofertado aos pequenos negócios, principalmente, canais de interação democráticos, acessíveis e extremamente eficientes para o desenvolvimento do marketing.

Nesse sentido, redes sociais, blogs, links patrocinados, entre outras estratégias, podem ser adotados por sua empresa para desenvolver um marketing de forma mais econômica, segmentada e eficiente.

Gestão de pessoas

Por fim, destacamos a importância de você, empreendedor, ter uma atenção especial à gestão de pessoas da sua empresa. Isso porque os recursos humanos estão entre os ativos mais relevantes de uma organização, contribuindo diretamente para o seu sucesso.

Nesse contexto, é válido buscar pessoas qualificadas, dotadas dos atributos pessoais e profissionais necessários para o funcionamento do negócio. Além disso, é imprescindível criar um ambiente interno rico e motivador, pautado na colaboração, em que todos os membros da equipe se sintam motivados e engajados com os objetivos da empresa.

Para tanto, implementar uma política de valorização, estabelecer uma comunicação humana e próxima, além de abrir espaço para que os funcionários participem das decisões da empresa, certamente pode fortalecer a gestão de pessoas.

Agora que você já sabe o que é preciso para iniciar o seu negócio próprio, não pare por aqui. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a darem os primeiros passos no empreendedorismo!

Fonte: Soluti

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