Open Innovation, Endeavor e C&A

O programa de Open Innovation Conecta C&A é um sucesso! 100% das scale-ups participantes estão desenvolvendo projetos piloto com a corporação. Confira como foi o programa de aceleração e quais são os projetos das scale-ups com a C&A.

A C&A é uma das principais empresas de varejo de moda no Brasil. Em 170 anos de história, sempre buscou traduzir as principais tendências do mundo da moda para peças com preços acessíveis para os brasileiros.

Hoje, entrega para milhões de consumidores não só roupas, calçados e acessórios, como também celulares e eletrônicos, produtos financeiros, entre outras categorias, por conta da expansão do seu marketplace. A C&A tem 295 lojas em 125 cidades, uma robusta operação de e-commerce e mais de 15 mil profissionais.

Para acelerar a inovação, aumentar a eficiência operacional e manter a competitividade, em um cenário de rápida transformação, a C&A investe na inovação aberta.

Por meio das melhores práticas de Open Innovation, a C&A se posiciona como uma fashiontech.

Em parceria com a Endeavor, a fashiontech lançou o seu primeiro programa de aceleração: o Conecta C&A. O objetivo era encontrar scale-ups com expertise no desenvolvimento de soluções inovadoras para o varejo a fim de aperfeiçoar e revolucionar, ainda mais, a experiência de compra e o relacionamento da marca com os seus clientes.

Ao todo foram selecionadas sete scale-ups: Bornlogic, Catwalk, Harmo, Looqbox, Pulses, Revex e Winnin. Todas essas empresas passaram por uma aceleração de cinco meses e receberam mentorias com lideranças da C&A e de mentores Endeavor, em encontros coletivos e individuais.

A seleção foi tão assertiva que, ao final do Conecta C&A, 100% das scale-ups selecionadas estão realizando projetos piloto com diferentes áreas da corporação.

Saiba o que é um projeto piloto e uma POC aqui

“Pra mim, é um privilégio fazer parte dessa história de inovação junto com um time muito forte e complementar. Três pontos que eu gostaria de destacar: os projetos têm impacto real na nossa empresa, pois realmente trabalhamos integrados e com um mindset mais ágil; estamos em momento de POC, mas vemos grande potencial de escala; o ecossistema de empreendedorismo e os nossos desafios são vivos, e a C&A ainda vai precisar de muitas scale-ups para acelerar a jornada de transformação digital.” — Alexandre Costa, Gerente de Projetos Estratégicos e Inovação da C&A

Por dentro dos projetos do time de marketing


bornlogic

A bornlogic oferece uma plataforma que empodera equipes locais para criar anúncios digitais a fim de atrair novos clientes para as lojas. Assim, por meio da descentralização do marketing, o conteúdo é ainda mais personalizado e escalado. A ferramenta oferece apoio para acompanhamento e controle da qualidade e performance dos anúncios.

No Conecta C&A, eles tinham o desafio de transformar associados em uma força de venda omnichannel, ou seja, precisavam transformar a equipe de gerentes em produtores de conteúdo da marca.

No projeto piloto, a C&A e a bornlogic ofereceram para gerentes de 10 diferentes lojas a plataforma “Gerentes Digitais”. Nessa plataforma a equipe da loja produziu diversos conteúdos para uma página web. Em dois meses, foram mais de 700 conteúdos produzidos, que engajaram mais de 400 mil pessoas e o que, por sua vez, levou a mais de 20 mil cliques para o whatsapp.

Fazer parte de um programa de inovação de altíssimo nível como esse é um verdadeiro privilégio. Agradecemos à Endeavor por nos conectar com alguns dos melhores empreendedores do Brasil e a C&A que mostrou o que manteve aceso o espírito de inovação mesmo durante o período mais conturbado na história do varejo.” — André Fonseca, CEO da bornlogic

Winnin

A Winnin oferece uma consultoria de inteligência artificial para embasar a criatividade das marcas por meio de dados. Com isso, eles conseguem descobrir os conteúdos e assuntos que o público mais se engaja.

Diante do desafio da C&A de se aproximar das consumidoras em um cenário de isolamento social, usar dados e inteligência para criar um formato inovador foi a saída ideal.

Juntos, co-criaram o programa “Tudo Combinado”, um streaming selling apresentado por Fernanda Souza, Fernanda Rodrigues e Giovana Lancelotti, que tem como objetivo entreter e divertir a audiência, além de compartilhar tendências de moda, apresentando produtos e ofertas de maneira contextualizada durante o streaming. Durante a exibição do programa, as pessoas tiveram acesso a descontos de até 15% nos produtos por meio de QR Code. Assista ao primeiro episódio:

Durante o primeiro episódio, 28 peças esgotaram no site,a lojinha do programa recebeu mais de 62 mil visitas e foi o vídeo com maior engajamento do canal C&A dos últimos 12 meses.

“Foi uma jornada de muita troca e aprendizado. Por mais que a gente traga a melhor tecnologia, no final é sobre gente. A C&A tem um time apaixonado, querendo levar a companhia para o futuro.” — Gian Martinez, CEO da Winnin

Por dentro do projeto do time de RH


Pulses

A Pulses ajuda o RH das empresas com pesquisa de clima organizacional e engajamento. Dessa forma, a scale-up ajudou a corporação a mensurar a opinião dos associados de forma que a liderança pudesse atuar com autonomia e protagonismo, principalmente sobre a reabertura e volta ao trabalho presencial durante a pandemia.

Eles foram fundamentais no início da pandemia para entendermos os sentimentos e percepções do nosso time C&A e auxiliar nas tomadas de decisão. A parceria com a Pulses já ultrapassou o momento de POC e temos grandes planos com foco na jornada dos nossos Associado.” — Alexandre Costa, Gerente de Projetos Estratégicos e Inovação da C&A

A implantação do projeto foi uma das mais rápidas dentro do Conecta C&A: da primeira reunião, no final de março, foram apenas quatro dias até o início do projeto piloto. Ao todo, de abril a setembro foram seis pesquisadas aplicadas e os resultados ajudaram a C&A tomar decisões importantes em relação aos seus colaboradores. Alguns dados desse projeto são:

  • 2.970 associados impactados
  • 551 líderes com acesso ao dashboard
  • 12.167 pulsos enviados
  • 38.368 perguntas respondidas
  • 3.835 feedbacks enviados
  • 34 sugestões enviadas

Por dentro do projeto do time comercial


Catwalk

A Catwalk, por meio da Genie, sua assistente virtual, ajuda os consumidores a montar combinações de peças utilizando, além do que está disponível na loja, roupas do seu guarda roupa pessoal. A plataforma ajuda na tomada de decisão dos clientes e, também, permite que as empresas conheçam melhor seus clientes e, consequentemente, aumentem sua taxa de conversão.

Diante do desafio da C&A de melhorar o relacionamento com as consumidoras em todos os momentos da jornada, a scale-up criou uma assistente virtual para oferecer uma experiência de atendimento personalizada por meio de uma curadoria de moda 24 horas por dia, capturando dados do comportamento de navegação das usuárias.

A nova assistente virtual da corporação ajuda a escolher o melhor tamanho de roupa, sugere combinações e oferece diferentes cores da mesma peça – assim, as consumidoras conseguem encontrar, com mais facilidade, as peças mais adequadas ao seu estilo e, também, oferece dados para a criação de coleções futuras de acordo com a busca das pessoas.

Por dentro dos projetos do time de operações


Harmo

A Harmo ajuda as empresas a crescerem com base no feedback de seus clientes. A scale-up oferece uma plataforma que integra gestão de reputação online e pesquisas – NPS, CES e CSA.

Para lidar com o desafio da C&A de fazer a gestão dos seus reviews online, a Harmo analisou mais de 32.078 avaliações coletadas de janeiro a agosto de 2020 para entender os anseios dos clientes e, consequentemente, melhorar a experiência no relacionamento e nas compras.

Looqbox

O desafio da C&A era facilitar o acesso à informação para os líderes da empresa, usando inteligência para a tomada de decisão. A Looqbox, com a sua ferramenta que simplifica e massifica o uso de informações nas empresas, foi o match perfeito.

A Looqbox proporcionou para o time de loja agilidade, velocidade e acesso às informações de forma centralizada.. O gerente tem hoje diversas visões disponíveis no celular para melhorar a sua gestão e resultados no dia a dia.”— Alexandre Costa, Gerente de Projetos Estratégicos e Inovação da C&A

Revex

O Revex é um software que faz gestão de escalas de trabalho de forma ágil, assertiva e alinhada às diferentes leis trabalhistas de cada município.

Como resultado, a C&A ganhou eficiência operacional: o tempo médio de montagem de escala passou de 1h30 para 10 minutos, em média e parceria também apresenta grande potencial de melhorar resultados de produtividade, hora extra e nível de absenteísmo.

A Endeavor fez o Revex sair maior e melhor. A C&A nos inspirou muito. A nossa equipe nos surpreendeu com o que somos capazes de construir.” — Dorirley Rodrigo, CEO da Revex


O programa foi fundamental para fazer o matchmaking com essas scale-ups e o próximo passo é escalar várias dessas soluções. A parceria com a Endeavor também foi essencial para o sucesso do Conecta C&A.” Alexandre Costa, Gerente de Projetos Estratégicos e Inovação da C&A

O que você pode aprender com o Conecta C&A


Na Endeavor, acreditamos que, além de resultados incríveis, todas as conexões geram aprendizados e insights que valem a pena serem compartilhados. As maiores lições do Conecta C&A, por parte das scale-ups e da corporação, foram:

  • A corporação precisa estar aberta e envolver as áreas viabilizadoras para os projetos de Open Innovation performarem em sua máxima potência

Sem o trabalho tão próximo com o time da C&A não teríamos tido resultados tão incríveis.— Carolina Albarran, Catwalk

  • A C&A ofereceu autonomia para as scale-ups implantarem o plano de ação

Como aprendizado, vimos a transformação do mindset das nossas lideranças, com empoderamento e mais agilidade na busca do crescimento.”— Cesar Nanci, Pulses

  • O engajamento da alta liderança faz toda diferença para o sucesso dos projetos de inovação aberta

O engajamento da liderança foi crucial para a taxa de sucesso dos projetos ser tão alta. Isso é um dos principais pontos para a inovação aberta dar certo. Na C&A, tinha um conector da área que estava implantando o projeto atuando diretamente em cada iniciativa. Isso fez muita diferença.”— Giovanna Fiorini, Coordenadora de Open Innovation da Endeavor


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