Para que serve o LinkedIn?

Se você ainda não sabe para que serve o LinkedIn, aí vai um bom resumo: ele é um dos principais elos entre contratantes e profissionais, e também entre empresas. Por meio dessa rede social corporativa, é possível colocar o nome da sua marca no mercado, e trabalhar gradualmente a sua reputação. Para o mercado de trabalho, é uma oportunidade perfeita para identificar-se mais com a cultura da sua organização, e enviar o seu currículo para os responsáveis do seu RH.

Se você ainda não sabe para que serve o LinkedIn, aí vai um bom resumo: ele é um dos principais elos entre contratantes e profissionais, e também entre empresas. Por meio dessa rede social corporativa, é possível colocar o nome da sua marca no mercado, e trabalhar gradualmente a sua reputação.

Já para o mercado de trabalho, é uma oportunidade perfeita para identificar-se mais com a cultura da sua organização, e enviar o seu currículo para os responsáveis do seu RH.

Então, quer saber mais a respeito dessa rede social que já acumula mais de 300 milhões de usuários ativos? É só seguir com a leitura deste post e descobrir, de uma vez, para que serve o LinkedIn!

O que é e para que serve o LinkedIn?

Diferentemente de boa parte das redes sociais que focam, exclusivamente, em funcionalidades do dia a dia — e que são aproveitadas pelas empresas —, o LinkedIn surgiu com uma proposta única: a de servir, primordialmente, como um ponto de encontro virtual para o meio corporativo.

O resultado? Um sucesso rápido e em constante crescimento e inovação, a fim de consolidar-se como a maior rede de contatos profissionais do mundo!

Inclusive, aproveite para abrir este artigo e torná-lo a sua próxima leitura, em que nós falamos exclusivamente a respeito da relação entre as redes sociais e o mercado de trabalho!

E, acredite: essa relação é mais longeva do que imagina. O LinkedIn foi fundado em maio de 2003, tornando-se esse epicentro profissional, nas redes sociais, com muito tempo de estrada.

Sobre para que serve o LinkedIn, podemos apontar uma série de atrativos!

Networking

Seja você um profissional iniciante, veterano ou uma empresa — independentemente do seu porte ou ramo de atuação —, aí vai uma dica. Faça o networking.

Se você vinha se perguntando para que serve o LinkedIn, aí está um dos seus grandes diferenciais. Assim como o Facebook, ele pode ser usado para conectar pessoas com preferências e gostos similares, o que contribui com a construção de uma rede de contatos capaz de gerar, continuamente, oportunidades.

Sem falar que para as empresas, o LinkedIn também serve como uma estrutura virtual capaz de construir e sustentar a sua imagem como referência no seu nicho e/ou especialização. Daí, a importância em gerar conteúdo e também na interação com os outros usuários, discutindo e debatendo novas ideias.

Credibilidade profissional

Como destacamos, acima, saber para que serve o LinkedIn permite, também, que a rede social se transforme em uma poderosa ferramenta de comunicação corporativa.

Internamente, ela pode mostrar um pouco mais sobre os diferenciais da organização para lidar com as situações cotidianas — como a resolução de conflitos ou a manutenção de um ambiente focado no bem-estar e na qualidade de vida.

Para o mercado externo, mais cases podem ajudar a agregar mais credibilidade à empresa, servindo como um confiável material de divulgação das suas ações bem-sucedidas.

Oportunidades profissionais

Empresas podem usar o LinkedIn para o recrutamento e seleção. Primeiramente, compondo descrições de vagas que vão ajudar no afunilamento de pessoas, garantindo mais precisão ao resultado final.

Em seguida, vale destacar que, lá, a sua empresa pode se conectar com profissionais que, em médio ou longo prazo, demonstrem interesse em participar dos próximos processos seletivos.

Isso fomenta um interessante banco de currículos para que o recrutamento da empresa seja assertivo, ágil e o mínimo possível de custos.

Quais são os principais recursos do LinkedIn?

Existem alguns recursos que vale a pena prestar atenção, para garantir um uso eficiente do LinkedIn. São eles:

  • conexões, que são os contatos que você solicita e aceita o convite para acompanhar as novidades dessa pessoa e/ou empresa;
  • grupos, que são espaços focados em assuntos ou nichos específicos. O lugar ideal, por exemplo, para iniciar um debate ou conversa com outras pessoas que vão se interessar pelas suas opiniões;
  • Pulse (ou LinkedIn Pulse) tem como principal foco produção de conteúdo. Por meio desses artigos, as pessoas compartilham com as suas conexões, o que ajuda a construir aquela base referencial que mencionamos anteriormente.

Entretanto, ainda vale conhecer algumas dicas interessantes para extrair o melhor possível das suas ações?

Para que serve o LinkedIn para a sua empresa?

Já vimos o que é e para que serve o LinkedIn. Que tal, agora, entendermos como usar essa rede social no ambiente de trabalho da melhor forma possível?

Crie uma company page, que difere da página de perfis pessoais. Com isso, as pessoas e outras organizações podem seguir o perfil de sua empresa, transmitindo uma visão mais profissional;

publique conteúdos constantemente, e relevantes. Essa é uma dica elementar: gerando artigos de interesse público, mais pessoas vão procurar conhecer o que a sua empresa tem a dizer;

participe de grupos, pois, como havíamos adiantado, é uma maneira eficiente de debater ideias, mostrar a sua credibilidade e referência no assunto que a sua organização domina;

crie anúncios. Isso é algo a se considerar sobre para que serve o LinkedIn, já que você pode compor anúncios para que o conteúdo certo atinja a pessoa certa, e no momento certo.

É importante, ainda, considerar para que serve o LinkedIn: para ser trabalhado de maneira constante. 

Ou seja: nada de criar um perfil profissional, dar atenção aos conteúdos e interações com outros usuários, por algumas semanas, para então desaparecer. 

Assim como toda estratégia de marketing, de divulgação e de atração ou retenção de clientes e/ou profissionais, o LinkedIn demanda tempo, disciplina e organização estratégica com objetivos.

Com isso, suas ações vão gerar mais resultados. Constantemente, diga-se de passagem, e não apenas de maneira imediata para, em seguida, esmaecer lentamente.

Viu para que serve o LinkedIn e como ele pode fazer toda a diferença para impulsionar a sua marca nas redes sociais? E, por falar nelas, que tal dar uma conferida nos artigos e posts super legais que nós postamos no Facebook, Instagram e LinkedIn? É só curtir a nossa página e seguir-nos para ficar por dentro de todas as nossas novidades em primeira mão!

Fonte:Xerpa

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