Por que empreender montando um e-commerce

Se você já se pegou pensando em abrir seu próprio negócio, deve ter se deparado com a seguinte dúvida: como começar a empreender? Realmente, são muitos detalhes para pensar e um dos mais importantes é sobre o que vai ser sua empresa.

Neste post, vamos apresentar alguns motivos pelos quais criar uma loja virtual é uma boa ideia para começar a empreender. Seja pelo cenário do mercado das vendas online ou pela praticidade, se você nunca empreendeu, vender pela internet é uma alternativa viável para o seu primeiro negócio. Vamos começar?

Mercado do e-commerce

Se tomarmos como base o ano de 2018, o varejo físico teve um crescimento de 2,3%, de acordo com um levantamento do IBGE. Já o e-commerce cresceu 12% no Brasil no mesmo período, conforme aponta um estudo da Ebit/Nielsen. E a expectativa é de que esse número continue aumentando!

Isso porque cada vez mais pessoas estão começando a comprar pela internet. De acordo com a pesquisa Webshoppers, da Ebit/Nielsen, no primeiro semestre de 2019, 5,3 milhões de pessoas fizeram a primeira compra online no país!

70% dos brasileiros — quase 127 milhões de pessoas! — estão conectados à internet, conforme dados da pesquisa TIC Domicílios. Desses, 82% já se renderam às compras em e-commerces, como mostra um estudo da NZN Intelligence.

Seja pela facilidade, pelos preços ou pelo motivo que for, cada vez mais pessoas estão dispostas a comprar pela internet. Então, começar seu negócio nesse ramo pode ser muito promissor!

Comece aos poucos

Além de o mercado digital apresentar ótimas oportunidades, se você ainda está sem saber direito como começar a empreender, poderá contar com a flexibilidade de ter sua loja virtual. Como você não terá um estabelecimento para ir, pode, por exemplo, abrir seu e-commerce enquanto ainda mantém seu emprego formal.

É claro que você terá muito trabalho ao abrir seu negócio — ele será como um filho —, mas você poderá fazer isso nos horários que quiser e de casa. Isso vai te poupar custos com aluguel de uma loja física, por exemplo.

Você só vai precisar se preocupar com estoque, mas, por estar começando aos poucos, pode iniciar guardando os produtos na sua casa. Além disso, também é possível começar entregando apenas para locais mais próximos da sua região. Assim, você pode ir entendendo como vai funcionar sua operação antes de dar grandes passos.

Se você está inseguro sobre como começar a empreender, ir com calma é uma boa forma para ir se acostumando à vida de empresário! Além disso, você pode ir aumentando seu negócio de maneira sustentável, de acordo com a demanda dos seus futuros clientes e com sua disponibilidade.

Otimização das campanhas

O ambiente digital é ótimo para começar seu negócio porque ele permite que você tenha um investimento inicial mais baixo, em comparação a uma loja física, por exemplo. Apesar de pagar pelas campanhas de marketing digital e, se for o caso, por uma plataforma de e-commerce, você não terá um aluguel com que arcar e gastos com campanhas offline (flyers, banners e outras mídias).

Além disso, os custos com os anúncios na internet trarão muito mais retorno. Isso porque, no marketing digital, você consegue direcionar seus anúncios para o público dos seus produtos. Assim, você vai pagar por ações que vão atingir sua persona, ou seja, pessoas que seriam seus consumidores ideais e que, por isso, têm mais chances de comprar da sua loja virtual.

Crescimento da sua empresa

Outra vantagem de criar uma loja virtual quando você vai empreender é a relativa facilidade para aumentar suas operações. É claro que, eventualmente, você vai precisar contratar funcionários ou alugar um espaço para seu estoque, mas é possível escalar as vendas em um nível que seria muito complexo no varejo físico.

Por exemplo, se você começou vendendo apenas na sua cidade, depois pode entregar em todo o Brasil e, por que não, para o mundo todo! Quando fazemos essa comparação com uma loja física, fica evidente a vantagem das vendas online para alcançar mais locais.

Além disso, à medida que suas vendas aumentarem, você não vai precisar ter mais pessoas atendendo o cliente no momento da compra. Ele vai navegar no seu site na hora que quiser e fazer a aquisição no momento que for conveniente para ele. Já você, separa esses pedidos o quanto antes, claro, mas não necessariamente no momento em que ele comprou.

E então, gostou da ideia de vender pela internet? O trabalho será tão árduo quanto em qualquer outro formato de negócio, mas o cenário é muito favorável para o e-commerce. Com uma boa estratégia e muita dedicação, você pode se tornar um empresário de sucesso!

Blog Sage

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