Por que o marketing digital é importante para o comércio?

Marketing digital para empreendedores:

Com a popularização da internet, muita coisa mudou na comunicação das pessoas. Com as empresas, não foi diferente. Com a chegada do marketing digital, a promessa foi modificar a forma como as empresas se comunicam com seus clientes, além de criar novas formas de comércio, por meio das lojas virtuais. 

O marketing digital é um conjunto de ações realizadas por uma empresa ou pessoa com a finalidade de atrair, melhorar a comunicação, criar um relacionamento mais próximo com o consumidor e, além disso, criar uma identidade no mercado. 

Hoje em dia, a internet é a maior fonte de informação do mundo, sendo assim, investir em marketing digital é fundamental para o crescimento do negócio, porém, um dos maiores desafios na área é conseguir enviar a mensagem correta para a pessoa certa na hora certa. 

Por isso, é necessário investir em um bom planejamento estratégico para o marketing online, utilizar ferramentas adequadas e com a finalidade de otimizar os websites, criar conteúdos, aumentar a visibilidade das páginas e por consequência, aumentar o número de vendas. 

Porque utilizar o marketing digital no comércio?

É muito comum encontrar comerciantes que ainda não fazem uso do marketing digital por achar que o investimento pode ser muito caro ou muito complicado de organizar. Há também os que acreditam que esse tipo de ferramenta serve apenas para as lojas grandes. 

Porém, o que os pequenos empresários precisam saber, é que não é exatamente assim que funciona! Muitos empreendimentos pequenos já estão fazendo uso do que conhecemos por marketing digital e têm conquistado resultados significativos para o negócio. 

Um estudo sobre marketing digital aponta que essa tem sido a principal ferramenta em expansão de negócios, ainda mais vendo que a economia brasileira se encontra em um cenário de incertezas. 

Com a instabilidade econômica causada pela crise do novo coronavírus, o isolamento social foi definido como uma das principais manobras para evitar o contágio da doença, o que facilita ainda mais a entrada das empresas no comércio eletrônico. 

Porém, para que o empreendimento alcance o sucesso, é necessário que as empresas utilizem ferramentas diversificadas e criativas, que sejam atraentes para o consumidor e capazes de alavancar os ganhos e minimizar as perdas da crise. 

O relacionamento com o cliente é um dos principais motivos do marketing online ser utilizado pelas empresas, isso porque essa ferramenta possibilita a interatividade do público, que muitas vezes é realizado através de publicações nas mídias sociais. Dessa forma, o foco sai do produto e passa a fazer parte da experiência que ele gerou ao consumidor. 

Além disso, uma campanha gerada através de redes sociais, permite que o consumidor ainda indique para outras pessoas através de compartilhamentos e marcações, aumentando cliques e engajamento de marcas. 

Outra vantagem de utilizar o marketing diz respeito ao direcionamento e segmentação, uma modalidade usada especialmente nos casos de marketing digital para e-commerce. Dessa forma, a empresa consegue elaborar ações para atrair as pessoas certas. 

Para isso, é necessário coletar dados sobre as pessoas que navegam na internet e identificar suas principais necessidades, traçando o perfil exato de cada um. 

Marketing para microempreendedores

O microempreendedor é quem mais tem dúvidas em relação a utilização do marketing digital, isso porque, em muitos casos, esse tipo de negócio é composto por micro confeitarias, pequenos artesãos e até fornecedores de serviço que não têm muitas condições de investir em empresas capazes de gerar estratégias de marketing para o seu negócio. 

É cada vez mais comum encontrar comerciantes vendendo seus produtos nas redes sociais. Por isso, existem algumas estratégias de marketing digital que são simples, como conhecer o público-alvo, usar palavras-chave adequadas e, até mesmo, investir em anúncios por meio do Facebook Ads ou do Instagram. Fazer uso dessas medidas poderá ajudar a empresa na hora de otimizar as buscas, tanto no sites, quanto nas redes sociais. 

Marketing para e-commerce

Atualmente, os gestores de e-commerce possuem ferramentas para a divulgação de uma loja virtual. Mesmo assim, elaborar um bom planejamento é fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing online. 

Para o comércio eletrônico, planejar estratégias de marketing pode ser um pouco mais complicado. Contar com a ajuda de um profissional pode ser uma boa pedida, já que uma boa estratégia começa com o planejamento de SEO (Search Engine Optimization), que nada mais é do que a otimização de palavras-chave e conteúdo para os mecanismos de busca. 

Essas palavras devem ser inseridas no momento de definição dos departamentos e seções da loja, para que fiquem mais fáceis de serem encontradas quando o cliente pesquisa por algum produto relacionado. 

Além disso, existem outros tipos de estratégias de marketing que podem ser aplicadas pela empresa, como o Inbound Marketing. Com ele, empresas buscam entender as necessidades dos seus consumidores para estabelecer um canal de comunicação entre eles e oferecer a melhor solução para as suas buscas. 

O marketing digital nada mais é do que uma maneira de fixar determinada marca no lugar e no momento certo da compra. Outra forma de fazer isso é por meio da criação de conteúdos que se relacionem com o produto vendido. 

Nesse caso, o ideal é fornecer publicações em blogs e redes sociais com a finalidade de atrair, converter e encantar o consumidor para que ele se sinta convencido a comprar o produto. 

Com toda a facilidade de buscar conteúdos na rede, também fica fácil de encontrar tutoriais e manuais de marketing que prometem ajudar a potencializar as vendas ou reverter os leitores em clientes. Porém, essas dicas muitas vezes são limitadas, se aplicando apenas ao tópico em questão.

Usar esse manuais restritos pode ser uma alternativa útil quando se trata de buscar alguma informação ou tirar uma dúvida simples. Porém, quando a empresa busca por crescimento ou alavancar as vendas em meio a uma crise, talvez seja necessário buscar a consulta de um profissional da área. 


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Redação Grupo Studio

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