Práticas sustentáveis no seu escritório

Em todo o mundo, tem aumentado a consciência por parte das empresas a cerca de seus impactos socioambientais e da importância em se tomar medidas para que suas atuações sejam mais sustentáveis de forma a contribuir com o meio ambiente e a sociedade. No Brasil, não é diferente. Tanto que o País registrou aumento no número de empresas bem avaliadas pelo Sistema B, que é um movimento global que leva em conta a integração do resultado financeiro à geração de resultados socioambiental. De acordo com a instituição que lançou neste mês de setembro sua lista Best for the World (Melhores para o Mundo), 53 empresas atingiram o desempenho necessário para estar na lista contra 38 no ano passado.

Mesmo que seu escritório ainda esteja longe de fazer parte da criteriosa avaliação realizada pelo Sistema B, é possível adotar práticas simples que já trazem impactos positivos. Afinal, se cada um fizer sua parte, o resultado final será extremamente positivo para a sociedade. Confira algumas sugestões:

5 dicas para seu escritório ajudar o meio ambiente

1 – Uso racional da água e energia elétrica

É importante ficar atento a medidas que podem ajudar na redução do consumo, como desligar os monitores do computador quando não estiver sendo utilizado, desligar as luzes de salas que não tiverem pessoas, optar por lâmpadas de LED (que consomem menos energia), conscientizar os colaboradores sobre o consumo responsável da água no banheiro, racionalizar a utilização do ar-condicionado, entre outras medidas simples, que podem não apenas ajudar o meio ambiente mas trazer importantes ganhos no final de um mês.

2- Não descartáveis

Abolir copos de água e café é outra ótima opção para colaborar para o planeta. Dê de presente canecas e garrafas personalizadas do escritório para seus colaboradores como forma de incentivar a utilização dos mesmos. Nas salas de reunião, opte por copos e xícaras reutilizáveis.

3- Reciclagem do lixo

Muitas pessoas já têm a prática de separar o lixo em suas casas, mas não fazem o mesmo no local de trabalho. Para incentivar a coleta, providencie as lixeiras adequadas, identificando o tipo de lixo. Faça campanhas de incentivo sobre o tema.

4- Logística

Poucas pessoas pensam no tema, mas evitar o grande deslocamento de pessoas ajuda a economizar combustível e minimiza a emissão de gás carbônico na atmosfera (além de deixar seus funcionários muito mais dispostos por evitar pegar tanto trânsito).

Como formas de auxiliar neste sentido, você pode promover mais videoconferências ao invés de reuniões presenciais, incentivar os funcionários a fazer um dia de home office, além de estimular a carona solidária (na qual um funcionário dá carona para outros que moram próximos a eles). Se o prédio oferecer bicicletário, por exemplo, incentivar as pessoas que moram perto a vir de bicicleta também é uma boa alternativa.

5- Certificado Digital amigo do meio ambiente

Para não lidar mais com diversos documentos impressos, vale lembrar que, na maioria das vezes, é totalmente desnecessário a impressão, ainda mais com as novas tecnologias para transmissão eletrônica de documentos como o Certificado Digital da Certisign, que tornaram a vida nos escritórios bem mais práticas.

Para resolver esta questão, vale a pena pensar em investir em notebooks para os advogados (que podem ser levados para qualquer lugar evitando a impressão de documentos) ou até mesmo a instalação de duas telas, nos casos em que o profissional precisa utilizar dois documentos simultaneamente, entre outras medidas.

E se você ainda não conhece o Certificado Digital da Certisign ele é imprescindível para cada Advogado desde o início do escritório. Ele é a identidade digital do profissional e que vai permitir que diversas tarefas sejam feitas com agilidade e de forma eletrônica. Além de te livrar de papeladas.

É uma boa forma de contribuir para a economia de papel e preservação das árvores. Para saber mais é só preencher o formulário abaixo.

Você pode gostar: Certificado Digital pode eliminar contratos em papel com segurança

Posts Relacionados

Leave a Comment