Procrastinação no trabalho quais são os motivos e como evitar este mal

Falta de criatividade, desatenção, estresse e o adiamento constante das tarefas. Você sabia que esses podem ser sinais da procrastinação no trabalho? 

Procrastinar é considerado como um ato normal do ser humano. Porém, quando começa a impactar no desempenho pessoal e profissional pode trazer sérios problemas à saúde mental e física, além de impactar diretamente nos resultados.

Isso porque em muitos casos a procrastinação no trabalho acaba se tornando um hábito. Quando isso acontece, o desempenho profissional é baixíssimo, a qualidade do trabalho é reduzida e os prazos passam a não ser mais cumpridos.

Diante disso, o gestor tem um papel fundamental para eliminar a procrastinação no trabalho. Contribuindo para que sua equipe tenha um foco determinado na execução das tarefas e principalmente consiga criar uma rotina de trabalho.

Mas quais são os fatores da procrastinação no trabalho? E quais estratégias são possíveis adotar para eliminar esse hábito da vida dos colaboradores? Neste artigo vamos trazer as respostas para essas e outras perguntas relacionadas a procrastinação no trabalho.

Fatores que causam a procrastinação

Uma pesquisa recente da Robert Half revelou que nos EUA a maior causa da procrastinação no trabalho, para 30% das pessoas, é a internet. Porém, esse não é o único fator que causa a procrastinação no trabalho. 

Abaixo selecionamos os principais.

  • Dúvidas sobre o trabalho;
  • Problemas emocionais;
  • “Falta de tempo”;
  • Tarefas difíceis de serem resolvidas;
  • Distrações com celular, redes sociais, WhatsApp.

Dicas para eliminar a procrastinação no trabalho

Conhecendo os fatores que causam a procrastinação no trabalho, fica mais fácil de criar estratégias para eliminá-la. Elencamos abaixo algumas dicas para lhe ajudar nesse desafio.

  • Divida os projetos em pequenas tarefas;
  • Tenha uma visão realista do tempo;
  • Almeje os ganhos a longo prazo;
  • Evite interrupções no ambiente de trabalho;
  • Valorize o trabalho bem feito. 

Em seguida falaremos com mais profundidade sobre cada uma das dicas citadas. 

Divida projetos em pequenas tarefas

Uma das ocasiões que mais pode gerar a procrastinação no trabalho é querer fazer tudo ao mesmo tempo. Isso porque quando o colaborador tentar abraçar todas as tarefas de uma vez acaba não fazendo nenhuma bem-feita.

O segredo para evitar esse cenário é dividir os projetos em pequenas tarefas e finalizar uma a uma, individualmente. Assim, você acaba barrando um cenário onde o acúmulo de tarefas se torna uma rotina.

Portanto, defina objetivos individuais e fixos, metas diárias para que assim seja possível otimizar o tempo e focar em tarefas específicas.

Tenha uma visão realista do tempo

A gestão do tempo é algo que está intimamente ligada a procrastinação no trabalho. Uma vez que, se não há um controle realista de quanto tempo você deve gastar para as tarefas, você acabará perdendo minutos e horas preciosas.

Por isso, que é tão importante estabelecer prazos para cada tarefa, pois assim é possível mensurar melhor o trabalho.

Ou seja, se você precisa de 10 horas para terminar algo e demorou 15 é porque algo no planejamento, gerou a procrastinação no trabalho, e impactou negativamente no processo.

Sendo assim, vislumbre uma visão realista para a execução de cada tarefa. Não coloque tempo a mais, nem a menos, tenha em mente um prazo viável e que você tenha condições de cumprir. Pois assim, a gestão do tempo é otimizada.

Falamos sobre a importância da gestão do tempo no artigo: “Administração do tempo no trabalho: o segredo para o seu dia render mais”.

Almeje os ganhos a longo prazo

O estímulo positivo é um grande remédio para a procrastinação no trabalho. 

Quando você traça uma estratégia com as metas e ganhos a longo prazo conforme elas têm sido alcançadas, você estimula a mente do procrastinador a saber que ele terá ganhos pessoais caso cumpra seu trabalho.

Portanto, é fundamental que a empresa seja entusiasta para pessoas com esse perfil. Incluindo tarefas desafiadoras e que sempre terão um “prêmio final” quando concluídas.

Evite interrupções no ambiente de trabalho

Conseguir listar tudo que te leva a distração é uma boa opção para eliminar a procrastinação no trabalho. Logo, elimine situações que vão te instigar a parar o trabalho que está sendo feito.

Seja para dar uma olhadinha nas redes sociais ou responder uma mensagem no celular. Como diz o ditado “tempo é dinheiro” e quanto mais você demora para entregar as tarefas, maior o clima de insatisfação é criado no ambiente de trabalho.

Então, se for o caso deixe o celular desligado e só use no horário de almoço ou quando for embora. Eliminar distrações mantém o foco no trabalho e consequentemente contribui para diminuir a procrastinação no trabalho.

Valorize o trabalho bem feito

Menos é mais? Para os procrastinadores sim. Dessa forma, é importante que a empresa esteja atenta a esse perfil de pessoa para que trabalhos, até mesmo simples, não se tornem um monstro de sete cabeças.

Até porque esse tipo de profissional está o tempo todo em busca de uma perfeição, muitas vezes irreal, e que atrapalha o escopo e ultrapassa os limites do tempo de entrega das tarefas. Nesse caso, é importante valorizar sempre o trabalho desse colaborador. 

Evitando cobranças excessivas que o deixe literalmente apavorado e ainda mais perdido para entregar as tarefas. Causando assim a procrastinação no trabalho pela necessidade de fazer tudo com “perfeição”.

Procrastinação no trabalho e os maus resultados

A procrastinação no trabalho pode ser considerada como algo comum no ambiente corporativo. Contudo, quando ela se torna uma rotina acaba diminuindo a produtividade da equipe, causando atrasos nas entregas e influenciando negativamente nos resultados.

Por essa razão, a empresa, junto aos colaboradores, precisa criar estratégias que eliminem pontos de distração durante o trabalho. Afinal, quando o foco está em coisas externas a tendência é mesmo que a procrastinação seja dominante no trabalho.

Logo, a organização das rotinas e o planejamento das tarefas, sejam elas diárias, semanais ou mensais, podem contribuir para a eliminação da procrastinação no trabalho.

Para que assim, a produtividade e qualidade do trabalho sejam os principais vieses do dia a dia da empresa e não mais o hábito de procrastinar. 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais e ajude mais pessoas a entenderem os impactos da procrastinação no trabalho.

 

Fonte:Xerpa

Posts Relacionados

Leave a Comment