3 Vantagens da assinatura eletrônica na área da saúde

Vantagens da assinatura eletrônica - Média sorrindo olhando para a camera

O uso da tecnologia na área da saúde tem crescido nos últimos anos, com investimentos de mais de R$ 97 bilhões entre 2009 e 2019 dados da Abimed). Por isso, as soluções como a assinatura eletrônica também ganharam força. Neste artigo, o consultor técnico e especialista em identificação e segurança digital da CertiSign, Márcio D’Avila, indica três vantagens da assinatura eletrônica na rotina dos profissionais da saúde. 

O que é assinatura eletrônica? 

A assinatura eletrônica é uma forma digital de autenticar e validar documentos online. Ela utiliza criptografia avançada para confirmar a identidade das pessoas e garantir a integridade do processo, permitindo que determinadas transações sejam feitas a distância e de forma rápida e segura. 

A assinatura eletrônica tem sido cada vez mais adotada em diversos setores, como contratos comerciais, transações bancárias e processos jurídicos. Ela proporciona uma série de benefícios, incluindo: 

  • Agilidade: A assinatura eletrônica elimina a necessidade de imprimir, assinar e enviar documentos fisicamente. Isso pode economizar tempo e dinheiro, especialmente para transações que precisam ser feitas com urgência. 
  • Eficiência: A assinatura eletrônica simplifica o processo de autenticação, tornando-o mais rápido e fácil. Isso pode melhorar a produtividade e reduzir os erros. 
  • Redução de custos: A assinatura eletrônica elimina a necessidade de papel, tinta e armazenamento físico de documentos. Isso pode economizar dinheiro para empresas e indivíduos. 

Ou seja, a assinatura eletrônica também atende aos requisitos legais e normativos para a validade dos documentos eletrônicos. No Brasil, a Lei 14.063/2020 regulamenta o uso da assinatura eletrônica em interações entre pessoas e instituições privadas com o Poder Público. 

Tipos de assinatura eletrônica  

De início, o especialista da CertiSign explica que a assinatura eletrônica no segmento de saúde é utilizada em duas versões: qualificada e a simples. 

A assinatura qualificada é muito comum entre os médicos para assinatura do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Já a assinatura simples é indicada ao paciente e que gradativamente está ganhando força na digitalização dos processos na admissão (check-in) nos hospitais e clínicas. 

“A assinatura eletrônica qualificada tem por trás o respaldo do certificado digital ICP-Brasil e é exigida para a digitalização dos processos que envolvem o PEP, justamente por sua segurança máxima em relação a identificação do profissional. Ela é integrada ao software de gestão do hospital, também conhecido como HIS, e concede mobilidade e segurança”, explica Márcio D’Avila. 

Logo, a assinatura eletrônica simples, segundo ele, é gerada, por exemplo, a partir da grafia de uma assinatura na tela de um dispositivo (computador, celular e tablet) ou um clique em um botão “assinar”. Ou seja, esta opção tem eficácia probatória de acordo com as evidências colhidas, como a geolocalização, voz, imagem, entre outros critérios. “No cenário das instituições de saúde, é indicada para assinatura de termos, fichas cadastrais, contratos e aceites, de maneira geral, permitindo que desde o check-in do paciente tudo tramite eletronicamente”.   

Diante disso, o especialista listou as três principais vantagens do uso da assinatura eletrônica. Confira.  

Vantagens da assinatura eletrônica nas instituições de saúde 

De modo geral, a tecnologia tem sido cada vez mais adotada na área da saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento e a eficiência dos processos. Um exemplo disso é a assinatura eletrônica, que oferece uma série de vantagens para médicos e instituições. A seguir, confira os benefícios: 

  1. Ganho de eficiência

De início, a assinatura eletrônica na área da saúde permite que toda a jornada seja realizada de maneira digital. Isso significa que tanto na admissão, como na interação a partir do atendimento médico, as assinaturas eletrônicas promovem assertividade na consulta às informações e dão agilidade.  

  1. Segurança 

Outro ponto importante que ao utilizar as assinaturas eletrônicas qualificada e simples, toda a documentação passa a ser digital. Ou seja, elimina o risco de erro na interpretação da grafia e de extravios e facilita a auditoria dos processos, entre outras vantagens. Em outras palavras, é bom para a instituição que provê o atendimento, para o profissional de saúde e, claro, para os pacientes. 

Além disso, a assinatura eletrônica qualificada, por exemplo, é reconhecida legalmente como equivalente à assinatura manuscrita, o que confere ainda mais segurança aos documentos assinados. 

  1. Sustentabilidade e redução de custos 

Por fim, se a documentação é digital e os processos se tornam mais ágeis, o consumo do papel diminui. Assim, como os custos relacionados à compra de insumos e armazenamento físico. 

Sendo assim, a assinatura eletrônica é uma solução segura, eficiente e sustentável que pode trazer benefícios significativos para as instituições de saúde e para os pacientes.  

Sobre a CertiSign 

A CertiSign é a principal Autoridade Certificadora no Brasil e especialista em identificação e segurança digital. Desde 1996, desenvolve e integra soluções que proporcionam uma experiência digital simples e segura, oferecendo às pessoas mais tempo e liberdade, e às empresas, redução de fraudes e custos. 

Ao longo do tempo, se tornou sinônimo de inovação e confiança, emitindo mais de 15 milhões de certificados digitais e com mais de 2.200 pontos de venda no Brasil e no exterior. 

Além disso, a CertiSign fornece a proteção para sites, lojas virtuais e e-commerces por meio do Certificado SSL, garantindo uma jornada segura para quem acessa os ambientes e aumentando a visibilidade desses sites. 

A CertiSign oferece soluções seguras para serviços e transações online nos setores financeiro, de saúde, do Governo e educacional, garantindo a identidade das partes envolvidas e proporcionando segurança, eficiência e redução de custos. 

Profissionais, como médicos, dentistas podem contar com a alta qualidade e segurança dos certificados digitais CertiSign. Para advogados, somos Prestadores de Serviço e Suporte da Autoridade Certificadora da Ordem dos Advogados do Brasil (AC-OAB), oferecendo o exclusivo certificado OAB.  

Já para os contadores, além de certificados de todos os tipos e modelos, para eles e seus clientes, há o iziClub, um programa de relacionamento. A cada venda de certificado digital CertiSign, o contador recebe Dotz que podem ser trocados por dinheiro ou mais de 50 mil prêmios.  

A CertiSign disponibiliza o iziSign, um portal de assinaturas para empresas e para você. Essa plataforma permite assinar documentos com validade jurídica de forma ágil e simples, a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta um clique para assinar o documento. 

Por fim, os clientes CertiSign podem renovar os certificados digitais totalmente online. Basta acessar a página para renovação dos certificados 

Conheça a CertiSign! Clique em certisign.com.br. 

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Deixe um comentário