3 benefícios do Google trends para as empresas

Imagem de Macbook Air na mesa de madeira cinza

Hoje em dia já é possível verificar e afirmar com certeza que a internet é algo que veio para ficar. Por isso mesmo, plataformas como a do Google Trends já se tornaram insubstituíveis na estratégia de quem deseja crescer realmente.

De fato, se até uma ou duas décadas atrás ainda havia quem tivesse medo de comprar pela internet, ao menos no Brasil. Atualmente isso mudou de modo radical, sendo que há compradores de todas as idades e gostos na esfera digital.

Com essa mudança radical no gosto e nos hábitos das pessoas, as marcas que desejam se firmar em seu segmento precisam aprender a marcar presença digitalmente. Embora isso seja bem democrático e pareça fácil, no fundo é algo bem difícil.

Afinal, se uma empresa de conserto de empilhadeira elétrica for pesquisar as opções dentro do seu próprio nicho de trabalho, encontrará dezenas ou mesmo centenas de outras marcas que também estão tentando seu lugarzinho sob a sombra.

Dito de outro modo, a internet é tão democrática e facilita tanto a entrada de qualquer tipo de empresa ou negócio, que com o tempo isso foi aumentando cada vez mais a concorrência, a ponto de torná-la consideravelmente competitiva.

Por isso que é comum ver alguns empresários e gestores reclamando da experiência que tiveram, ou mesmo dizendo que a internet já não traz aquilo que ela promete, pois eles não obtiveram o retorno que esperavam obter.

Na verdade, depende muito de quem está falando e dos esforços que foram feitos. Muitas vezes, falta um conhecimento prévio por parte de quem tenta obter resultados na esfera digital, e é aí mesmo que está o problema mais grave.

Tudo isso é verdade, ou seja, a concorrência realmente cresce a passos largos, e até a clientela digital se torna cada vez mais exigente. Contudo, basta entendermos as melhores estratégias a fundo, que isso pode ser contornado.

Também é aí mesmo que entra a função de plataformas como a do Google Trends. Enquanto buscador, esse site se tornou o maior do mundo, seja para pesquisar produtos como chave codificada moto, seja para trabalhos escolares e afins.

Na verdade, assim que você faz uma pesquisa cuja palavra-chave revela que você está atrás de um produto, um serviço ou qualquer outro interesse comercial, a plataforma como que entende do que você precisa e customiza essa pesquisa.

Um exemplo disso é o da geolocalização, que simplesmente utiliza o Google Maps, em sincronia com o GPS do seu celular, para indicar onde está a empresa mais próxima que atende aquela demanda da qual você está precisando.

Esse tipo de funcionalidade evoluiu tanto que algumas pessoas simplesmente não conseguem se imaginar sem os motores de busca quando vão fazer algo tão simples quanto comprar um tênis, um dispositivo eletrônico ou mesmo alimentos.

Agora imagine que seja possível rastrear esse tipo de comportamento, entendendo cada vez mais a fundo o que o seu público gosta, como ele gosta, quais as tendências que estão fazendo sucesso agora e para onde o mercado deve ir nos próximos períodos.

É nisso que o Google Trends pode ajudar. Com uma palavra-chave como alinhamento e balanceamento mais próximo, você já consegue gerar relatórios e pesquisas de mercado com informações essenciais sobre ele.

Mais do que dados, datas e números a respeito do comportamento das pessoas, é possível gerar até mesmo gráficos que tornam essas informações bem mais palpáveis. Lembrando que o marketing mudou muito, mas algumas coisas ainda são como antes.

Uma delas é o fato de que informação é poder, no sentido de que quanto mais subsídios você tiver antes de tomar uma decisão empresarial, melhor será essa decisão. Ao mesmo tempo, a chance de você obter êxito cresce consideravelmente.

Até porque, ao usar o Google Trends para entender as tendências de mercado (trends em inglês quer dizer, justamente, “tendência”), você ainda pode fazer uma pesquisa da sua concorrência, entendendo onde ela acertou e onde errou.

Ou seja, quando você for tomar decisões de médio e longo prazo, definindo não apenas as ações do seu marketing, mas também as campanhas de fôlego, você vai poder fazer isso com mais embasamento e com um background bem maior.

Às vezes, você vai perceber que a palavra-chave abrasivos para polimento é melhor do que simplesmente “abrasivos polimento”. Isso já pode impactar seu tráfego e, por consequência, sua geração de leads, oportunidades e vendas.

Portanto, se o seu interesse agora é precisamente o de mergulhar de cabeça em uma ferramenta ao mesmo tempo simples e promissora, que pode revolucionar a atuação da sua marca na internet, então basta continuar neste texto até o fim dele.

O que é e como funciona?

Como vimos até aqui, a Google Trends é uma plataforma oficial da própria Google, que ajuda qualquer empresa ou pessoa a fazer pesquisas de mercado com base em palavras-chave.

Afinal, quando alguém faz uma pesquisa, tudo gira em torno do termo que ela vai usar para fazê-la. Ou seja, tudo gira em torno da keyword, que é justamente a palavra-cabe.

Assim, quem entende as palavras-chave entende também as tendência de mercado, o comportamento dos clientes e a lógica que está por trás de cada decisão.

Como tudo que o Google mais quer é que seus usuários tenham experiência positivas ao fazerem uma busca, ele mesmo oferece subsídios para que as empresas e geradores de conteúdo possam ser mais assertivos na hora de criar suas páginas.

Assim, quando falamos sobre algo como agenda empresarial personalizada, é possível acessar o Google Trends como se ele fosse uma enciclopédia da internet, e averiguar informações detalhadas deste tipo:

  • Volume de buscas;
  • Localização das pesquisas;
  • Data, hora e tempo geral;
  • Segmentação daquela keyword;
  • Local da plataforma.

Enfim, são vários elementos que vão ajudar a afinar ainda mais o recurso. Com isso, sua empresa pode entender de antemão quantas impressões e quantos cliques a palavra-chave vai trazer.

O funcionamento do Google Trends também permite entender quais regiões da sua cidade ou do seu país mais fazem essas buscas. A data de base vem de 2004 para cá, então é um arco considerável de tempo, sendo que muitas empresas nem têm isso de idade.

Entender o segmento é fundamental para compreender melhor seu próprio nicho, bem como as demais tendências que circulam a palavra-chave principal. O local da plataforma tem a ver com a Rede de Display da Google.

Hoje um anúncio pode aparecer no motor de busca, na seção Shopping, em banners do Gmail, em banners de outros sites e até mesmo no YouTube.

1. O marketing de conteúdo

Se tem um esforço que vale a pena na esfera digital de hoje, é o marketing de conteúdo, também conhecido como inbound marketing.

Com ele sua marca para de apenas ficar tentando forçar os clientes a comprar, e passa a estabelecer uma relação mais duradoura com ele.

O modo de fazer isso é criando conteúdos e materiais que falam da solução que você presta, como a de instalar ou arrumar portão de ferro galvanizado. E também explica melhor como esse universo funciona na prática.

Ou seja, antes de pedir para o cliente abrir a carteira você educa ele sobre as vantagens e benefícios do seu produto ou serviço. Sendo que o Google Trends é o norte de milhares de empresas pelo mundo todo no sentido de determinar quais temas são melhores.

Assim, você vai poder escrever artigos e produzir multimídia sobre os assuntos que realmente chamam atenção do seu público. Na hora de comprar, é claro que a pessoa vai se lembrar da sua marca em primeiro lugar.

2. Melhora do funil de vendas

Outro ponto incrível em que o Google Trends traz benefícios é o da dinâmica do marketing e do departamento de vendas. Se você pensar bem, seu funil de vendas depende eminentemente da sua assertividade.

Ou seja, ao falar sobre sala de reunião para locação, você precisa entender se o seu cliente em potencial já domina esse assunto e está apenas cotando preços e prazos, ou se ele ainda quer entender melhor o que seu serviço promete.

Com a investigação das palavras-chave mais utilizadas é possível identificar isso e desenhar todo seu funil de vendas com base em algo mais assertivo e mais eficiente. Assim você capta mais leads, converte mais e ainda fideliza a clientela.

3. O poder de monitorar

Por fim, ter uma ferramenta como o Google Trends em mãos dá o benefício de sua empresa praticamente prever o futuro, se preparando sempre para ele.

O modo mais racional de falar sobre isso é por meio de monitoramentos, métricas e relatórios. Afinal, se a sua principal keyword é forro de gesso para igreja, você poderá entender o volume de buscas e a curva de crescimento dela.

Com isso, ao monitorar resultados assim, é possível determinar as próximas campanhas de modo mais econômico e promissor. Inclusive com ajuda de testes A/B e outros índices que potencializam ainda mais os dados gerados pelo Google Trends.

Considerações finais

Com isso, conseguimos explicar detidamente o que é Google Trends, bem como seu funcionamento no curto, médio e longo prazo.

Além disso, apontamos os principais benefícios para as empresas que se dedicam a implementar o uso dessa ferramenta incrível em seus negócios.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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