A profissão que merece muitas homenagens

A profissão que merece muitas homenagens

No Brasil, o profissional da Contabilidade vem ganhando projeção ao longo dos anos – tanto que existem quatro datas para comemorá-la todos os anos. Por ora, vamos nos ater ao dia 25 de abril, primeiramente conhecido como “Dia do Contabilista“, data firmada em maio de 1926 pelo Contador senador João Lyra Tavares, patrono dos profissionais da Contabilidade e conhecido no segmento por sua dedicação em regimentar a profissão contábil no País.

Dia da Contabilidade/Profissional da Contabilidade

Mas nem sempre foi assim. Em 2012, o termo “Dia do Contabilista” foi substituído por “Dia da Contabilidade” pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, órgão máximo da Classe, com o objetivo de conglomerar todas as datas para homenagear as atividades pertencentes às Ciências Contábeis.

Números

Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, no Brasil, hoje, há quase 67.337 empresas do ramo:

A profissão que merece muitas homenagens

e 519 mil profissionais contábeis em atividade, desempenhando as funções de Contadores, auditores, professores, pesquisadores, peritos, assistentes, empresários, técnicos em Contabilidade, analistas, entre outras ocupações.

A profissão que merece muitas homenagens

Outras datas comemorativas

• Dia do Empresário Contábil (12 de janeiro);
• Dia do Contador (22 de setembro);
• Dia do Técnico em Contabilidade (20 de novembro).

Medicina Contábil

Com o passar dos anos, estes profissionais estão contribuindo, cada vez mais, para que a Contabilidade se torne uma das ciências indispensável ao mundo dos negócios.
Assim como o médico examina o princípio da doença e determina a sua cura, o Contador investiga a natureza e a origem dos problemas financeiros da empresa, a fim de prevenir, controlar, remediar e revigorar o negócio – preservando, assim, a sua saúde monetária, o que garante equilíbrio de suas riquezas e de seu patrimônio.

O professor Eliseu Martins já dizia que “ a Contabilidade não tem como acabar. Muito pelo contrário. Ela será cada vez mais demandada porque as empresas precisam de seus conhecimentos, registros e controles. Assim como as pessoas necessitam de bons médicos, a Contabilidade tornou-se uma ciência vital para o desenvolvimento dos negócios de todos os portes e segmentos, bem como para o controle do patrimônio nacional”.

“a Contabilidade não tem como acabar.”

Diante de tudo isso, só nos resta dizer:

Parabéns, profissional contábil pelo Dia da Contabilidade! O Clube do Contador Certisign tem orgulho de ser parceiro desta nobre classe que muito tem contribuído para a geração de riquezas e o progresso do nosso País.

Presente para você!

Dia da Contabilidade, do Contabilista ou do Profissional de Contabilidade: seja qual for o nome, o importante é sempre reconhecer o papel essencial que a profissão tem para com as empresas. E além das felicitações, gostaríamos de agradecer a todos vocês, técnicos em contabilidade e Contadores, pela grande parceria de sempre.

Parabéns pelo seu dia!

Você pode gostar de: Dia da Contabilidade: 9 coisas que você precisa saber sobre a profissão de Contador

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Leave a Comment