Assessoria contábil para bares e restaurantes: como fazer?


Bares e restaurantes são, essencialmente, empresas que geram grande parte de sua receita com a venda de itens perecíveis. Essas empresas realizam estoques e, muitas vezes, alteram suas opções de estoque e menu para atender às demandas de seus clientes.

A contabilidade de bares e restaurantes tem suas particularidades e necessita de assessoria constantes. As necessidades, operações e preferências da empresa é que determinam qual método de contabilidade é o melhor para o negócio específico. Por isso, nós vamos trazer neste artigo algumas orientações de como proceder com a assessoria contábil específica de bares e restaurantes.

Contabilidade de caixa é o método contábil mais usado em bares e restaurantes. Esse formato permite que as empresas registrem sua renda gerada quando o dinheiro é recebido de serviços prestados ou pagos por despesas e custos.

As atividades são registradas quando o dinheiro é recebido. Como a maioria dos bares e restaurantes exige que seus clientes paguem por seus alimentos, destilados e serviços imediatamente após o recebimento, o registro de caixa se torna a maneira mais prática de evitar o desperdício e confusão em valores.

Sendo assim, acompanhe o artigo e tenha a certeza de escolher profissionais especializados na área para sua empresa lucrar ainda mais.

Usar tudo o que a tecnologia oferece

Hoje, temos acesso a toda uma série de dispositivos tecnológicos que podem tornar a vida contábil muito mais simples. O primeiro passo é encontrar o sistema certo que funciona para o seu negócio.

O software certo registrará todas as suas transações e fornecerá seus números em vários formatos diferentes, permitindo que você veja onde estão seus maiores vendedores, ou para detectar problemas.

Em muitos casos, se você tiver um bom software de contabilidade, ele pode reduzir o tempo, o incômodo e a possibilidade de erro humano na transferência manual dos números. A tecnologia dará a precisão que a contabilidade necessita e assim, seu financeiro será organizado e eficiente.

Ter atenção aos detalhes

Se a ideia é não deixar dinheiro “escapando” na contabilidade do seu bar ou restaurante, é preciso ficar atento a todos os detalhes na hora do registro. A caixa registradora não reconhece pagamentos atrasados ​​ou acordos de crédito feito com fornecedores.

Por exemplo, o restaurante registra as entregas de fornecedores somente quando paga por elas. No entanto, muitos restaurantes têm acordos de entrega com seus fornecedores que permitem que os restaurantes paguem por seus produtos semanas, e até meses, após as entregas terem sido aceitas.

Se os detalhes não forem devidamente registrados, a contabilidade do restaurante pode achar que, em alguns meses, obteve lucro e poucos gastos, enquanto em outro mês teve despesas além do normal, sendo que nada mais é do que acordos de pagamento a fornecedores.

Isso é muito mais perigoso do que se imagina. Com esse tipo de informação errada, o bar ou restaurante está fadado a errar em quase toda a tomada de decisão da empresa.

Controlando o estoque

O controle de estoque poderá se tornar o diferencial em seu bar e restaurante se houver uma assessoria especial para ele. Você precisa se certificar de que tudo o que estiver em seu estoque seja utilizado sem desperdícios.

O estoque pode ser a salvação ou vilão de sua empresa, tudo depende do controle realizado. E é isso o que uma boa assessoria contábil fará. A premissa está em determinar o uso dos produtos de forma teórica e, depois, comparar com o que realmente foi usado.

Dentro desse plano, observar as variáveis e tomar as medidas necessárias pode economizar centenas e, até mesmo, milhões de reais!

Monitorar resultados

Ter índices de resultados faz parte de uma estratégia bem elaborada pela contabilidade. Seja mensal, trimestral ou anual, o método utilizado deve informar sobre os rendimentos, o que deve mudar o que deve permanecer e como serão estas alterações.

Para que esse método funcione, os índices de desenvolvimento dos negócios devem ser específicos, e só uma equipe contábil responsável pode proporcionar isso. Ter os resultados muito bem definidos é o que vai permitir as mudanças necessárias.

Tenha uma contabilidade de confiança

Todas essas orientações de nada valem se seu bar ou restaurantes não tiver uma contabilidade em que você confia. Não dá para ficar checando tudo o tempo todo. Sua empresa precisa de profissionais capacitados e especializados no seu segmento para cuidar dos detalhes sem ficar indo até os gestores o tempo todo.

Determinar qual será sua equipe de contabilidade nem sempre é fácil, por isso tenha em mente 3 requisitos para ter sucesso na escolha:

1. Ser especializado em seu ramo de negócios

Se você tem um bar ou restaurante, sua contabilidade precisa estar preparada para as demandas que esse tipo de negócio traz. Hoje em dia a contabilidade avançou e aperfeiçoou suas habilidades, ou seja, existem equipes contábeis para advogados, ramo alimentício, médicos e muitas outras áreas. Por isso, escolha uma equipe especializada.

2. Não ter medo da tecnologia

Você se lembra dos estereótipos do contador com um bloquinho de notas na mão e várias canetas e uma calculadora no bolso da camisa? Pois bem, deixe isso para os filmes e desenhos. Sua equipe de contabilidade não pode ter medo do que a tecnologia pode proporcionar. Os avanços tecnológicos são portas para uma contabilidade muito mais precisa e ágil. Lembre-se disso ao escolher.

3. Organização e transparência

Esse requisito pode lhe parecer meio óbvio, porém, avalie bem a empresa que escolher para cuidar da contabilidade do seu restaurante. Uma empresa contábil organizada e transparente, vai te fazer entender seu método de trabalho e apresentar relatórios dos avanços de forma a te deixar seguro quanto ao seu negócio. Por isso, não deixe esse requisito passar desapercebido.

Por fim, sua empresa precisa de uma equipe com soluções inovadoras para que seu bar ou restaurantes esteja sempre a frente da concorrência. Isso não é uma tarefa simples perante um mercado tão competitivo, no entanto pode ser feita, basta escolher o que melhor se adéqua ao seu negócio.

Grupo Studio


Deixe uma resposta