como escolher a melhor opção?


A rotina das empresas está sempre tomada por inúmeras tarefas consideradas burocráticas. Entretanto, com o surgimento da tecnologia foi possível uma desburocratização em relação a alguns processos de setores como o RH.

Um software de controle de férias, por exemplo, possibilitou maior controle, agilidade e autonomia em relação a esse assunto. Com isso, o setor responsável pôde ter maior liberdade para se dedicar a estratégias de gestão de pessoas.

E para escolher um software de controle de férias a empresa precisa se atentar as funcionalidades da ferramenta e analisar as principais vantagens que ela pode oferecer.

Mas quais os pontos que se deve levar em consideração? Neste artigo vamos ajudar sua empresa a escolher o melhor software de férias para automatizar esse processo.   

O que são softwares de gestão

Os softwares de gestão são ferramentas tecnológicas que buscam dar maior controle e rapidez nos processos diários da empresa. Isso faz parte de uma busca incessante que as organizações têm para desburocratizar a relação entre empregado e empregador.

Por meio dele é possível acessar dados e informações em um único lugar e em poucos cliques, muitas vezes sem a necessidade de trabalhos manuais de maneira contínua.

Um dos mais utilizados é o software de controle de férias, pois através dele o RH consegue ter uma precisão maior sobre os períodos obrigatórios de descanso. 

Já que a ferramenta possibilita uma visualização em tempo real das datas para pagamento e dos períodos aquisitivo e concessivo. Diminuindo a incidência de erros dos processos manuais e evitando assim processos e pagamentos de férias em dobro.

>> Elaboramos um checklist para o Processo de Férias. Com ele, você conseguirá guiar todo esse processo de forma efetiva (e sem deixar nada para trás). Clique aqui e baixe o checklist!

Dicas para escolher um bom software de controle de férias

Optar por um software de controle de férias, sem dúvida, pode ser um alívio em uma das principais burocracias do departamento pessoal da sua empresa. Contudo, é importante analisar alguns pontos antes de escolher um sistema que fará parte da sua rotina.

Entre os pontos mais importantes para ficar atento temos:

  • Analise a eficiência no gerenciamento de informações; 
  • Examine a agilidade no controle de dados e valores;
  • Avalie o suporte oferecido; 
  • Mensure o custo-benefício antes da contratação;
  • Considere as funcionalidades oferecidas pela ferramenta;
  • Pesquise sobre os principais diferenciais.

Cada ponto citado é essencial para que sua escolha realmente torne o processo de controle de férias mais rápido e eficaz. 

Analise a eficiência no gerenciamento de informações

O período de férias é um dos processo que exige maior atenção por parte do setor de RH. 

Além da necessidade de se atentar aos períodos aquisitivo e concessivo de férias, um atraso de pagamento pode gerar indenizações e processos trabalhistas. Sem contar que férias vencidas e concedidas após o prazo legal podem acarretar em pagamentos em dobro.

Dentro do software de controle de férias o gestor tem um controle maior sobre esses dados e informações, minimizando assim as chances de erros e tornando o processo mais eficiente. 

Examine a agilidade no controle de dados e valores

Num cenário onde o tempo é amigo dos resultados, a tecnologia aparece para agilizar o controle de burocracias como das férias. Permitindo que a empresa se dedique para tarefas que realmente importam.

Além disso, no processo automatizado dentro do software de controle de férias, tudo pode ser acessado em poucos cliques na ferramenta. Acabando com a realidade de pilha de papéis e planilhas que demandaria bastante tempo na organização de dados e valores.

Com o software para controle, as férias são organizadas, agendadas e aprovadas totalmente online. Facilitando assim a rotina do empregado e do empregador.

Avalie o suporte oferecido

De nada adianta ter a melhor ferramenta à disposição se os setores da sua empresa não sabem mexer nela. Por isso, um dos pontos cruciais na contratação de um software de controle de férias é avaliar o suporte que a empresa contratada tende a oferecer.

É essencial que se tenha uma capacitação para o uso da ferramenta, pois assim tudo será feito da forma correta. Nenhuma empresa quer contratar uma ferramenta de automatização e trazer problemas para o seu dia a dia. 

E isso depende e muito de quem vai oferecer os serviços. Portanto, confira se o suporte é bom. Avalie se a empresa tira dúvidas da ferramenta de forma rápida seja por e-mail, telefone ou chat online.

Se possível solicite um período de testes para que assim você possa avaliar mais concretamente esse suporte que a empresa contratada tem a oferecer.

Mensure o custo-benefício antes da contratação

O custo-benefício no caso de software controle de férias ou de gestão de uma forma geral não deve levar em conta apenas o preço. Sabe aquele ditado que o barato às vezes sai caro, nesse cenário ele funciona e muito.

Isso porque é imprescindível não só que o custo seja atrativo para sua empresa, mas que as funcionalidades atendam suas demandas.  

É importante ter em mãos sempre mais de uma proposta e avaliar questões como o suporte que a empresa oferece, facilidades de acesso e manuseio. Funcionalidades que facilitem a vida da empresa e dos colaboradores. 

Sem contar que é necessário mensurar custos fixos e variáveis da ferramenta. O segredo da tecnologia é que ela traga maior produtividade a empresa, todavia essa facilidade não pode impactar negativamente no seu orçamento. 

O custo-benefício, portanto, na escolha de um software de gestão, precisa ter um bom pacto entre valor e qualidade para ser benéfico.

Considere as funcionalidades oferecidas pela ferramenta

Gerar autonomia é um dos principais pontos que um software de controle de férias tem que oferecer. Muito mais do que ser um software de controle de férias ele precisa conseguir desburocratizar a relação empregado e empregador.

Ou seja, no momento de avaliar as funcionalidades de um software de controle de férias é necessário se atentar também a sua flexibilidade de integração com outros processos

Um dos principais é o da gestão de ponto, pois assim é possível ter um nível de controle maior e mais rápido sobre essa rotina.

Mas como conhecer as funcionalidades da ferramenta? O próprio site do fornecedor expõe as principais informações do software de controle de férias e quais seus diferenciais.

Tendo essas informações em mãos cruze com as necessidades da sua empresa, para definir realmente a usabilidade da ferramenta para suprir o que você precisa.

Pesquise sobre os principais diferenciais

Um software de controle de férias precisa principalmente ter alguns diferenciais para deixar essa rotina descomplicada, automática, organizada e mais rápida do que o habitual. 

A ferramenta precisa facilitar a vida de todos da empresa de uma forma geral, tanto do empregado como do empregador. Por isso, confira alguns dos principais diferenciais que um software de controle de férias pode oferecer.

  1. Autonomia para o colaborador: o próprio funcionário tem acesso ao software e faz o pedido de férias direto na ferramenta. Sem burocracias;
  2. Aprovação online: após o pedido, o RH acessa a ferramenta e pode aceitar, recusar ou fazer alterações na solicitação do colaborador;
  3. Gestão em tempo real: o software de controle de férias permite ainda um gerenciamento em tempo real das informações para evitar que os prazos não sejam cumpridos e gerem problemas para a empresa.
  4. Planejamento assertivo: com a agilidade no processo por meio do software de controle de férias, a empresa tem mais tempo para organizar essa ausência e não sofrer consequências negativas.

Conheça o software de controle de férias da Xerpa

Nesse cenário a Xerpa tem o software de controle de férias perfeito para que sua empresa desburocratize essa rotina, oferecendo uma solução flexível ao que você precisa e que busca colocar o seu RH no topo do mercado.

No software de controle de férias o processo é rápido e eficaz. Onde o próprio colaborador define o período de férias e faz o pedido ao RH que pode aprovar, recusar ou fazer alterações.

E o melhor, tudo isso de forma totalmente online.

Aliás, você pode testar a plataforma da Xerpa com o apoio de uma equipe capacitada e que oferece todo o suporte necessário para sua empresa. Assim você contrata algo que utilizou na prática, sem ter surpresas desagradáveis no futuro.

Conheça mais sobre o software de controle de férias da Xerpa clicando aqui.

O impacto da automatização nos resultados

A automatização tem um impacto direto nos resultados das empresas atualmente. Quem consegue agilizar os processos burocráticos sai na frente da concorrência.

Isso porque o tempo maior para questões estratégicas de gestão de pessoas ajuda na atração e retenção de talentos

Por isso, um software de controle de férias não impacta só na vida da empresa. Ele tem o poder de facilitar a vida do colaborador e também de melhorar a comunicação entre os setores. 

Com isso, as informações circulam de forma mais rápida dentro da empresa e sem erros.

Quer fazer um teste para modernizar o seu RH com um software de controle de férias? Contate a Xerpa e agende uma demonstração dessa plataforma com um de nossos especialistas.

Fonte: Xerpa


Deixe uma resposta