Como recuperar uma nota fiscal que já foi emitida?

Uma das situações que o Contador deve enfrentar ao ser contratado por um novo cliente é a possibilidade de alguns documentos terem sido extraviados ao longo do tempo, ainda que a legislação atual preveja um tempo específico para a sua guarda. Este arquivo não precisa mais ser físico, em papel, e pode ser armazenado apenas na versão digital, especialmente no tocante às Notas Fiscais Eletrônicas – NFe.

Mas, como recuperar uma NFe quando ela não foi arquivada de maneira correta ou se os arquivos forem perdidos ou danificados? É justamente sobre isso o que o Clube do Contador Certisign vai falar hoje:

Como resgatar a Nota Fiscal

O primeiro passo é ter um Certificado Digital válido. Isso porque sem ele não será possível resgatar este documento. Também será preciso ter a Chave de Acesso à NFe, que consta no Documento Auxiliar da NF-e (Danfe).

Com ambos os recursos em mãos, será a hora de acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu Estado, na área referente à Nota Fiscal Eletrônica. Após informar a Chave de Acesso, bastará fazer a confirmação de que não se trata de um robô digital e “voilà”: aparecerão as notas fiscais do seu cliente.

Limitações

Sabemos que nem todo mundo terá acesso ao Danfe e que, sem ele, fica bem mais difícil. Ganhando, inclusive, uma limitação: o acesso apenas às notas fiscais dos últimos três meses. Se esta for a sua necessidade é possível fazer a consulta por meio do WebService de Distribuição, também disponível no site da Sefaz.

Neste caso, bastará ter o número do CNPJ da empresa e, claro, o Certificado Digital.

Nem todos os dados estarão lá

Pode ser um pouco frustrante depois de tanto trabalho perceber que nem todas as informações estarão no tão almejado documento. E é verdade, pois a versão oferecida pela Secretaria da Fazenda não traz todos os dados existentes em uma Nota Fiscal, mas a maioria deles estará lá, ajudando o Contador a fazer o seu trabalho.

E se você ainda não tem Certificado Digital e gostaria de garantir um para o caso de emitir uma Nota Fiscal que não deveria, participando do Clube do Contador você pode receber uma comissão a cada venda que efetuar.

Então, se o seu cliente ainda não possui um Certificado Digital ou se ele está para expirar, você já sabe o que fazer. Preencha o formulário abaixo e tenha mais informações.

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Leave a Comment