Microempreendedor alagoano transforma sonho em “Império”

Na infância, o dono do restaurante catava pescados nas praias sonhando em ter seu próprio negócio

Quem vê o restaurante Império dos Mariscos lotado durante o verão, nem imagina que os planos para lançar o empreendimento começaram há mais de 25 anos, ali mesmo nas areias da praia de São Bento, em Maragogi (AL). Na infância, o dono do empreendimento José Luiz Viriato do Nascimento catava mariscos para vender. Com apenas sete anos de idade, trabalhava e sonhava em ter o próprio negócio. Na época, ele já possuía um espírito empreendedor: colhia os pescados, limpava e levava para vender em uma feira de produtores. Dessa forma, Nascimento e seus cinco irmãos ajudavam no orçamento da família.

O empreendedor conta que aprendeu a preparar mariscos de várias formas: com manteiga, azeite e leite de coco. O jovem cresceu, passou a trabalhar como auxiliar de cozinha, mas o salário era muito baixo, o que o fez mudar para a ocupação de garçom, por conta das gorjetas. Após uma demissão, no final de 2009, ele decidiu abrir uma pequena barraca na beira da praia, com o apoio da esposa, Girlene da Silva, que incentivou seu sonho, desde o início. “Era uma coisa muito simples, vendíamos bebidas, peixes e mariscos. Eu não tinha conhecimento de nada, vivia na informalidade. Montamos a barraca em um lote doado pela minha avó”, relembra.

Dois anos após o lançamento do comércio, José Luiz sofria com as vendas em queda, durante a baixa temporada. Procurou o Sebrae para fazer o Empretec, conheceu os benefícios de se tornar um MEI (Microempreendedor Individual) e se surpreendeu com os resultados. “Eu costumo dizer que o Sebrae não foi só uma mão na roda, foi o carro inteiro. Por meio da instituição eu soube exatamente onde eu estava e onde queria chegar. Foi decisivo, depois do Empretec, mudei minha cabeça, meu comportamento e toda a saúde da empresa”.

Hoje, dez anos após ter vendido a primeira mariscada na beira da praia, Nascimento está expandindo o empreendimento. Pretende abrir uma pousada, já construiu quatro quartos e uma piscina para acolher os hóspedes. “Estou indo aos poucos, é um dos aprendizados que levo do Sebrae, com pequenos passos vamos construindo um grande projeto. Meu plano é ter no mínimo vinte quartos”.

SEMANA MEI

De 20 a 24 de maio, o Sebrae promove simultaneamente, em todo o país, uma semana inteira com ampla programação digital e presencia. São oficinas, webinários, palestras, seminários e orientações técnicas, que têm como foco apoiar os MEI e os empreendedores interessados em se formalizarem como MEI.

O objetivo da iniciativa é oferecer subsídios para que os empresários possam agregar mais valor aos seus produtos e serviços e alcançar melhores resultados em seus negócios. Presencialmente, serão oferecidos atendimentos especializados, focados nas dificuldades e deficiências gerenciais e de competitividade dos microempreendedores individuais. Pela web, serão disponibilizadas dicas sobre gestão, crédito, finanças, marketing digital, benefícios de ser MEI, direitos e deveres, além de conteúdos específicos para alguns segmentos de maior volume do MEI como Alimentos e Bebidas, Beleza, Construção e Reforma, Energia, Saúde e Bem-estar, Turismo, Vestuário, Calçados e Bolsas.

Mais informações, acesse:
www.sebrae.com.br/semanadomei2019
http://www.semanaenef.gov.br/

Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Fonte: Agência Sebrae

Posts Relacionados

Deixe um comentário