Tecnologia: big data e a transformação digital

É notável que muitas empresas estão passando por momentos muito importantes de sua existência ao se adaptarem cada vez mais ao mundo digital da qual vivemos, ainda mais com a aceleração desse processo por conta de fatores externos, como uma pandemia. Só que algo que é importante de ser ressaltado é que a transformação digital não se limita somente ao uso de tecnologia. Onde o usuário se encaixa nisso?

Além da adaptação de plataformas, tecnologias e uso de dados, o usuário é um dos principais pilares, pois com essas inovações, é possível se colocar na visão do cliente e melhorar a experiência deles e dos próprios funcionários. Ou seja, os usuários são participantes da transformação. Com as mudanças, adaptações e novidades no campo da tecnologia e na experiência do usuário, os clientes querem que as empresas saibam o que eles precisam, na hora certa.

Para que isso aconteça, as organizações precisam estar preparadas para receberam grande quantidade de dados, e é aí que entra o tão falado Big Data, que é o novo petróleo do século XXI. Os seres humanos não são capazes de analisar uma grande quantidade de dados, ainda mais com muitas variáveis, e com a transformação digital e com o ecossistema de ferramentas de visualização e análise de dados, isso se tornou possível.

Para que seja possível pensar/encontrar um insight, precisamos dar um passo para trás, verificando os dados, qualificando-os, analisando que informações estão disponíveis e usar esse conhecimento para fazer as decisões estratégicas da empresa. Para isso, é preciso ter em mente os 5 Vs do Big Data: velocidade (o quão rápido os dados são analisados), variedade (formatos e fontes), valor (potencial de relevância), veracidade (qualidade e precisão dos dados)e volume(quantidade de dados gerados).

Esse conjunto de tópicos, mesmo não sendo de uma mesma área dentro de uma organização, mostra que a multidisciplinaridade de visões e a comunicação entre departamentos seja extremamente importante. Se uma empresa tiver a capacidade de se adaptar aos momentos, utilizando a tecnologia disponível, se colocar na visão do cliente e usar os dados com sabedoria, isso com certeza já é meio caminho andado para o sucesso de uma organização, e com boas decisões estratégicas, o cliente será atingido e estará satisfeito pela empresa se esforçar em entendê-lo e atende-lo.

Fonte: Karina Inati

Grupo Studio

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