Como validar contratos online utilizando o Certificado Digital?

Como validar contratos online

A cada dia que passa a internet se torna uma ferramenta cada vez mais fundamental em nossas vidas, principalmente quando implementada na área profissional. Uma imensa gama de profissionais se adaptaram e hoje oferecem seus serviços na web. Inclusive assinar contratos online e com validade jurídica.

Contratos online utilizando o Certificado Digital

Assinatura escaneada em contratos

Um contrato sem assinatura não tem valor legal, tanto da parte contratada quanto da contratante pois, seja no ambiente real ou digital, um contrato é obrigatório para a formalização de qualquer serviço. Nos primeiros anos da internet, quando as transações digitais ainda estavam engatinhando, criar um contrato para um serviço online era um processo confuso e pouco seguro. Em diversos casos, as pessoas imprimiam suas vias, assinavam o papel e o escaneavam.

Essa assinatura tem veracidade?

NÃO. Muita gente nem entendia que a pratica de escanear o documento não assegurava validade jurídica alguma, gerando diversos mal-entendidos e processos.

Certificado Digital

Felizmente, não demorou muito para que fosse criada a Certificação Digital. Uma alternativa 100% online que dispensava os métodos analógicos, demorados e nem um pouco sustentáveis. E o mais importante: a veracidade da assinatura pode ser confirmada com o Certificado Digital, diferente da forma escaneada. Seguro, né? E uma ferramenta que pode te ajudar é o Portal de Assinaturas que contaremos mais no próximo parágrafo.

Portal de Assinaturas

O Portal de Assinaturas é uma plataforma digital que permite o upload de contratos e documentos digitais para assinatura . As partes interessadas, de posse de seus respectivos Certificados Digitais, podem assinar de qualquer lugar e o documento fica armazenado na nuvem, economizando tempo, papel e dinheiro.

Se você tem uma empresa que atua online ou costuma assinar contratos e documentos frequentemente, não deixe de conhecer o Portal de Assinaturas Certisign. Saiba como funciona no vídeo abaixo:

Você pode gostar de: 3 passos para formalizar contratos no meio eletrônico

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Leave a Comment