saiba como criar o logo ideal para seu negócio


Metade das pequenas empresas sacrifica a qualidade para criar um logo de forma barata e rápida e outra metade sacrifica tempo e custo. É possível criar rapidamente um logo bacana de graça ou com um baixo orçamento? Onde posso obter ideias de design de logo para empresas? Como o Google conseguiu não gastar um centavo em seu primeiro logotipo? Preparamos para você um guia completo com exemplos criativos, dicas úteis, serviços e um checklist.

Por que é importante para uma pequena empresa criar um logo?

Um logo é uma imagem gráfica que simboliza uma marca. Não importa se é uma startup ou uma grande corporação, todo mundo precisa de um rosto. Por exemplo, o logo do Google surgiu quando a empresa era uma startup estudantil e ainda não era conhecida em todo o mundo. Um dos fundadores, Sergey Brin, desenhou o logo em um editor gráfico. Lembre-se de que é extremamente importante que as pequenas empresas se destaquem, sejam lembradas e se revelem ao público.

 Aqui estão as três principais razões para criar um símbolo para uma pequena empresa:

  1. Declarar a exclusividade. A sereia apareceu no logo da Starbucks quando a empresa tinha acabado de entrar no mercado com uma pequena cafeteria. A imagem simboliza a conexão entre a cidade de Seattle, onde a marca foi fundada, e um tema marinho e, graças a isso, destacou-se dos concorrentes. Pense em como você se difere das empresas do seu nicho e como pode expressar isso em seu logotipo.
  2. Refletir valores. O cavaleiro no logo da Burberry simboliza a busca de ideais nobres e o sinal de conferido da Nike é a asa da deusa da vitória, Nika. O logo para seu negócio ajudará a declarar qual filosofia você professa, quais valores estão próximos de você. Essas mensagens vinculam emocionalmente os compradores.
  3. Aumentar o reconhecimento. O logo em seus produtos, embalagens, Internet, outdoors ou lembranças, atrairá a atenção de clientes em potencial, o que significa que ele trabalhará para o reconhecimento. Os consumidores geralmente escolhem os produtos com os quais já estão familiarizados, principalmente devido ao componente visual.

Anatomia do logotipo: que tipo de emblema combina com você

Os logotipos são divididos em três principais tipos: texto, gráfico e combinado. Escolha o mais adequado para a sua marca.

Texto. O nome da empresa na fonte original. Recomendamos escolher esse tipo de logo se você tiver um orçamento pequeno e especialmente se a empresa tiver um nome abreviado. Busque inspiração na Coca Cola, Google, Facebook, Visa ou FeedEx. Se o nome da marca for longo ou ser constituído de mais de um nome, abrevie-o como fez a Hewlett-Packard (HP).

Gráfico. É uma imagem sem inscrições que reflete a personalidade da marca. Esse tipo de emblema é o mais difícil de criar, porque o significado deve ser transmitido apenas pela imagem. Recomendamos usá-lo se a sua empresa já for conhecida no mercado. O formato e as cores são especialmente importantes aqui, como nos emblemas do Twitter, Shell, Instagram ou Apple.

Combinado. Imagem e texto se reforçam e se complementam. Esse tipo de logo é mais fácil de ser desenvolvido e percebido do que o gráfico. Portanto, é popular entre as pequenas empresas e as grandes corporações – Microsoft, Soundcloud, Pepsi ou Burger King.

Fonte – https://www.microsoft.com/

O que levar em consideração ao criar um logotipo?

Simplicidade, minimalismo e concisão são as tendências dos últimos anos. Seu objetivo é evocar afinidade e ser lembrado. Evite banalidades, por exemplo, não misture todas as cores e fontes que você gosta. Além disso, pense na forma. Nós lhe contaremos como fazer isto.

Ícone

Um estudo feito pelo Logaster mostrou que 44% das pequenas empresas desejam que o ícone do logo reflita o campo de atividade e outros 40% acreditam que o logo não funcionaria sem essa correspondência. De fato, você não deve mostrar flores em um logo para serviços jurídicos. Mas pense nas nuances: você se tornará uma das centenas mecânicas que usam um carro como logotipo?

As ideias de logo para os negócios nem sempre estão na superfície: para se destacar, use metáforas e se afaste das associações já batidas. Pense a respeito do jaguar no emblema da Jaguar ou nas asas do Aston Martin, que simbolizam a velocidade. O emblema da BMW é semelhante a um rolamento e os quatro anéis da Audi simbolizam as quatro empresas das quais a famosa companhia foi criada.

Fonte – https://www.lajollaconcours.com/

Fonte e Cor

Aqui estão algumas dicas básicas para escolher uma fonte e uma cor:

  • não combine mais de duas fontes e três cores em um logotipo;
  • Escolha fontes legíveis adequadas ao seu negócio: compare a fonte estrita da Microsoft com a ornamentada da Cadbury;
  • tenha cuidado com estilos complexos: eles não se adaptam bem e nem sempre são adequados;
  • prefira cores limpas e vibrantes; você também pode usar degradês e transições de cores que são bastante populares hoje em dia;
  • lembre-se do fator psicológico da percepção: o vermelho (Red Bull, Coca Cola) está associado à atividade e energia, o azul (Ford, Nokia, Facebook) à responsabilidade e confiança e o preto e branco (Zara, Cartier) à elegância e autoridade. A propósito, são essas três cores que as marcas mundiais costumam usar em seus emblemas.

Fonte – https://www.the-village.ru/

Formas

A opção de forma mais vantajosa é a geometria simples – que não faz os consumidores quebrarem a cabeça para entender o que você quis dizer. Considere a percepção de uma forma. Um triângulo (Adidas, Cat) está associado ao movimento e progresso, um círculo (BMW, Pepsi) ao infinito e um quadrado (Microsoft) à estabilidade.

Ferramentas para a criação de logo que você vai gostar

Como criar um logo para uma empresa? É preciso contratar um designer ou você mesmo pode lidar com isso sozinho? Estes são os caminhos que você pode seguir.

Microsoft Word

O editor de texto da Microsoft possui ferramentas que permitem trabalhar com fontes e imagens. A maneira mais fácil de criar um logo de texto no Word é selecionando uma das dezenas de fontes. Além disso, você pode trabalhar com formas e ícones geométricos, os combinando com o texto. Além disso, o serviço WordArt permite adicionar elementos decorativos, usar diferentes fundos, adicionar sombras e bordas.

Adobe Photoshop/Illustrator

Se você tem experiência com editores gráficos, tente criar um logotipo com a ajuda deles. Você mesmo pode desenhar um elemento gráfico ou baixá-lo em sites especializados (Flaticon, Freepik, Iconfinder). E as fontes podem ser baixadas gratuitamente nos serviços Fontfabric, Fontsonline ou Allfonts.

Gerador Online de Logos

Geradores online de logo permitem que mesmo um iniciante crie um logotipo em minutos. Basta digitar o nome da empresa e escolher o ramo de atividade para escolher várias dezenas de opções. Você mesmo pode editar a sua imagem favorita e baixar o pacote completo de identidade corporativa, que inclui cartões de visita, papel timbrado e favicon.

Designer Freelance

Deseja economizar tempo? Então delegue o design do seu logo para um designer freelancer. Para encontrar designers busque online ou então coloque um anúncio na Internet. Para não se decepcionar com o resultado, considere as seguintes nuances:

  • converse com vários especialistas, estude o portfólio deles;
  • observe as avaliações já feitas sobre o designer;
  • elabore um briefing detalhado do trabalho para evitar mal-entendidos.

Quanto uma empresa de pequeno porte está preparada para pagar por um logo?

Fonte – Logaster.com

O orçamento de uma pequena empresa, via de regra, não permite gastar grandes quantias em um logotipo. Segundo um estudo do Logaster, 27% dos novos empreendedores estão dispostos a pagar não mais que US$30 por um logotipo, 25% entre US$31 e US$100 e 21% entre US$100 e US$500. Já 18% dos entrevistados não estão dispostos a pagar por um logo.

A boa notícia é: o sucesso pode ser alcançado com um pequeno orçamento. Por exemplo, o lendário logotipo da Nike custou à empresa apenas US$35. E o Twitter comprou uma imagem de um pássaro em um site de estoque de imagens por US$15. Não tenha medo de entrar em contato com novos designers ou usar serviços online – esses métodos também oferecem excelentes resultados.

Conclusão

Para criar um logo para uma pequena empresa, não é necessário fazer esforços extras e gastar quantias enormes de dinheiro. Além disso, não é necessário criar o logo perfeito desde a primeira vez. Todos os logos já consagrados foram redesenhados. A Adidas atualmente usa quatro símbolos diferentes para diferentes linhas de produtos.

Concluindo, compartilhamos um checklist que ajudará a verificar se você criou um bom logotipo. Confira se o logo corresponde aos seguintes pontos:

  • expressa claramente o que você faz;
  • é conciso e simples;
  • não é semelhante aos emblemas dos concorrentes em cor ou estilo;
  • fica bem em preto e branco;
  • pode ser aumentado ou diminuído sem problemas: tem a mesma qualidade em um site, papel timbrado, caneta e outdoors.

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