saiba como criar o logo ideal para seu negócio

Metade das pequenas empresas sacrifica a qualidade para criar um logo de forma barata e rápida e outra metade sacrifica tempo e custo. É possível criar rapidamente um logo bacana de graça ou com um baixo orçamento? Onde posso obter ideias de design de logo para empresas? Como o Google conseguiu não gastar um centavo em seu primeiro logotipo? Preparamos para você um guia completo com exemplos criativos, dicas úteis, serviços e um checklist.

Por que é importante para uma pequena empresa criar um logo?

Um logo é uma imagem gráfica que simboliza uma marca. Não importa se é uma startup ou uma grande corporação, todo mundo precisa de um rosto. Por exemplo, o logo do Google surgiu quando a empresa era uma startup estudantil e ainda não era conhecida em todo o mundo. Um dos fundadores, Sergey Brin, desenhou o logo em um editor gráfico. Lembre-se de que é extremamente importante que as pequenas empresas se destaquem, sejam lembradas e se revelem ao público.

Aqui estão as três principais razões para criar um símbolo para uma pequena empresa:

  1. Declarar a exclusividade. A sereia apareceu no logo da Starbucks quando a empresa tinha acabado de entrar no mercado com uma pequena cafeteria. A imagem simboliza a conexão entre a cidade de Seattle, onde a marca foi fundada, e um tema marinho e, graças a isso, destacou-se dos concorrentes. Pense em como você se difere das empresas do seu nicho e como pode expressar isso em seu logotipo.
  2. Refletir valores. O cavaleiro no logo da Burberry simboliza a busca de ideais nobres e o sinal de conferido da Nike é a asa da deusa da vitória, Nika. O logo para seu negócio ajudará a declarar qual filosofia você professa, quais valores estão próximos de você. Essas mensagens vinculam emocionalmente os compradores.
  3. Aumentar o reconhecimento. O logo em seus produtos, embalagens, Internet, outdoors ou lembranças, atrairá a atenção de clientes em potencial, o que significa que ele trabalhará para o reconhecimento. Os consumidores geralmente escolhem os produtos com os quais já estão familiarizados, principalmente devido ao componente visual.

Anatomia do logotipo: que tipo de emblema combina com você

Os logotipos são divididos em três principais tipos: texto, gráfico e combinado. Escolha o mais adequado para a sua marca.

Texto. O nome da empresa na fonte original. Recomendamos escolher esse tipo de logo se você tiver um orçamento pequeno e especialmente se a empresa tiver um nome abreviado. Busque inspiração na Coca Cola, Google, Facebook, Visa ou FeedEx. Se o nome da marca for longo ou ser constituído de mais de um nome, abrevie-o como fez a Hewlett-Packard (HP).

Gráfico. É uma imagem sem inscrições que reflete a personalidade da marca. Esse tipo de emblema é o mais difícil de criar, porque o significado deve ser transmitido apenas pela imagem. Recomendamos usá-lo se a sua empresa já for conhecida no mercado. O formato e as cores são especialmente importantes aqui, como nos emblemas do Twitter, Shell, Instagram ou Apple.

Combinado. Imagem e texto se reforçam e se complementam. Esse tipo de logo é mais fácil de ser desenvolvido e percebido do que o gráfico. Portanto, é popular entre as pequenas empresas e as grandes corporações – Microsoft, Soundcloud, Pepsi ou Burger King.

Fonte – https://www.microsoft.com/

O que levar em consideração ao criar um logotipo?

Simplicidade, minimalismo e concisão são as tendências dos últimos anos. Seu objetivo é evocar afinidade e ser lembrado. Evite banalidades, por exemplo, não misture todas as cores e fontes que você gosta. Além disso, pense na forma. Nós lhe contaremos como fazer isto.

Ícone

Um estudo feito pelo Logaster mostrou que 44% das pequenas empresas desejam que o ícone do logo reflita o campo de atividade e outros 40% acreditam que o logo não funcionaria sem essa correspondência. De fato, você não deve mostrar flores em um logo para serviços jurídicos. Mas pense nas nuances: você se tornará uma das centenas mecânicas que usam um carro como logotipo?

As ideias de logo para os negócios nem sempre estão na superfície: para se destacar, use metáforas e se afaste das associações já batidas. Pense a respeito do jaguar no emblema da Jaguar ou nas asas do Aston Martin, que simbolizam a velocidade. O emblema da BMW é semelhante a um rolamento e os quatro anéis da Audi simbolizam as quatro empresas das quais a famosa companhia foi criada.

Fonte – https://www.lajollaconcours.com/

Fonte e Cor

Aqui estão algumas dicas básicas para escolher uma fonte e uma cor:

  • não combine mais de duas fontes e três cores em um logotipo;
  • Escolha fontes legíveis adequadas ao seu negócio: compare a fonte estrita da Microsoft com a ornamentada da Cadbury;
  • tenha cuidado com estilos complexos: eles não se adaptam bem e nem sempre são adequados;
  • prefira cores limpas e vibrantes; você também pode usar degradês e transições de cores que são bastante populares hoje em dia;
  • lembre-se do fator psicológico da percepção: o vermelho (Red Bull, Coca Cola) está associado à atividade e energia, o azul (Ford, Nokia, Facebook) à responsabilidade e confiança e o preto e branco (Zara, Cartier) à elegância e autoridade. A propósito, são essas três cores que as marcas mundiais costumam usar em seus emblemas.

Fonte – https://www.the-village.ru/

Formas

A opção de forma mais vantajosa é a geometria simples – que não faz os consumidores quebrarem a cabeça para entender o que você quis dizer. Considere a percepção de uma forma. Um triângulo (Adidas, Cat) está associado ao movimento e progresso, um círculo (BMW, Pepsi) ao infinito e um quadrado (Microsoft) à estabilidade.

Ferramentas para a criação de logo que você vai gostar

Como criar um logo para uma empresa? É preciso contratar um designer ou você mesmo pode lidar com isso sozinho? Estes são os caminhos que você pode seguir.

Microsoft Word

O editor de texto da Microsoft possui ferramentas que permitem trabalhar com fontes e imagens. A maneira mais fácil de criar um logo de texto no Word é selecionando uma das dezenas de fontes. Além disso, você pode trabalhar com formas e ícones geométricos, os combinando com o texto. Além disso, o serviço WordArt permite adicionar elementos decorativos, usar diferentes fundos, adicionar sombras e bordas.

Adobe Photoshop/Illustrator

Se você tem experiência com editores gráficos, tente criar um logotipo com a ajuda deles. Você mesmo pode desenhar um elemento gráfico ou baixá-lo em sites especializados (Flaticon, Freepik, Iconfinder). E as fontes podem ser baixadas gratuitamente nos serviços Fontfabric, Fontsonline ou Allfonts.

Gerador Online de Logos

Geradores online de logopermitem que mesmo um iniciante crie um logotipo em minutos. Basta digitar o nome da empresa e escolher o ramo de atividade para escolher várias dezenas de opções. Você mesmo pode editar a sua imagem favorita e baixar o pacote completo de identidade corporativa, que inclui cartões de visita, papel timbrado e favicon.

Designer Freelance

Deseja economizar tempo? Então delegue o design do seu logo para um designer freelancer. Para encontrar designers busque online ou então coloque um anúncio na Internet. Para não se decepcionar com o resultado, considere as seguintes nuances:

  • converse com vários especialistas, estude o portfólio deles;
  • observe as avaliações já feitas sobre o designer;
  • elabore um briefing detalhado do trabalho para evitar mal-entendidos.

Quanto uma empresa de pequeno porte está preparada para pagar por um logo?

Fonte – Logaster.com

O orçamento de uma pequena empresa, via de regra, não permite gastar grandes quantias em um logotipo. Segundo um estudo do Logaster, 27% dos novos empreendedores estão dispostos a pagar não mais que US$30 por um logotipo, 25% entre US$31 e US$100 e 21% entre US$100 e US$500. Já 18% dos entrevistados não estão dispostos a pagar por um logo.

A boa notícia é: o sucesso pode ser alcançado com um pequeno orçamento. Por exemplo, o lendário logotipo da Nike custou à empresa apenas US$35. E o Twitter comprou uma imagem de um pássaro em um site de estoque de imagens por US$15. Não tenha medo de entrar em contato com novos designers ou usar serviços online – esses métodos também oferecem excelentes resultados.

Conclusão

Para criar um logo para uma pequena empresa, não é necessário fazer esforços extras e gastar quantias enormes de dinheiro. Além disso, não é necessário criar o logo perfeito desde a primeira vez. Todos os logos já consagrados foram redesenhados. A Adidas atualmente usa quatro símbolos diferentes para diferentes linhas de produtos.

Concluindo, compartilhamos um checklist que ajudará a verificar se você criou um bom logotipo. Confira se o logo corresponde aos seguintes pontos:

  • expressa claramente o que você faz;
  • é conciso e simples;
  • não é semelhante aos emblemas dos concorrentes em cor ou estilo;
  • fica bem em preto e branco;
  • pode ser aumentado ou diminuído sem problemas: tem a mesma qualidade em um site, papel timbrado, caneta e outdoors.

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