Você sabe quais são as vantagens do Certificado Digital A1?

De acordo com dados da consultoria de crédito Boa Vista, o número de empresas abertas no Brasil, de janeiro a agosto de 2019, já é 16,8% maior em relação ao ano passado. A maior representação ficou por conta do MEI (Microempreendedor individual), que sozinho teve aumento de 78.8% de todos os casos. Com o crescimento de CNPJs, o Certificado Digital se torna assunto recorrente entre os empreendedores e empresários, especialmente quando falamos de emissão de nota.

Entre as questões levantadas, algumas perguntas se tornam frequentes como: quais os benefícios do Certificado Digital? Qual deles escolher? Por que ele é essencial? A1 ou A3? E como adquiri-lo? Neste artigo vamos responder essas e outras dúvidas que te auxiliarão a entender os motivos que fazem do Certificado Digital A1 a escolha correta para você e sua empresa. Confira!

Entenda o que é o Certificado Digital

Antes de falarmos sobre o Certificado Digital A1, é preciso entender o que é o Certificado Digital. Simplificando o conceito, ele nada mais é do que a Assinatura Digital do seu negócio onde ficam as informações do documento fiscal, que garantem ao governo e aos consumidores a autenticidade de sua empresa.

Com ele, pessoas físicas ou jurídicas podem assinar documentos de maneira digital e realizar operações como emissão de notas e cupons fiscais, além de comprovante de transporte eletrônico. É também por meio do Certificado que se pode efetuar um login seguro em bancos, sites do governo, entre outros. O Certificado Digital também auxilia na otimização do tempo, o que acarreta um maior lucro.

Tipos de Certificado Digital

Atualmente existem dois tipos de Certificado Digital, o A1 e o A3. Ambos realizam a mesma função, mas possuem algumas diferenças importantes que devem ser levadas em conta na hora de escolher o melhor para seu negócio.

Diferenças entre o Certificado Digital A1 e A3

Existem apenas duas diferenças básicas entre esses dois tipos de Certificado: a maneira como os dados são armazenados e seu tempo de validade.

O primeiro modelo é valido por um ano, por isso A1. Ele armazena os dados digitalmente, ou seja, diretamente de uma chave criptografada em seu computador. Já o A3, com validade de 3 anos, necessita de uma mídia física para a geração das chaves, como o token e os smart cards.

Mas se ambos realizam a mesma função, como saber qual escolher? Essa é com certeza uma das maiores dúvidas de empresários e empreendedores na hora de escolher o Certificado Digital da sua empresa. Para te auxiliar nesta busca, vamos falar sobre algumas vantagens em ter este tipo de certificado.

Vantagens do Certificado Digital A1

Uso simultâneo em dois ou mais computadores

Sempre que é solicitada a emissão do Certificado, é gerada uma chave codificada pública, que só pode ser lida por outra chave criptografada privada, que fica armazenada no seu computador. É como se fosse enviado um cofre, que só você possui a chave para abrir. Mas não se engane ao acreditar que o Certificado deva ficar apenas em uma máquina. Essa é, inclusive, uma das vantagens do Certificado Digital A1 em relação ao A3. O Certificado pode ser instalado em uma rede e estar à disposição de qualquer terminal conectado à essa rede.

Dessa maneira, o Certificado Digital A1 pode ser utilizado de maneira simultânea. Ideal para quem possui setores fiscais e contábeis em ambientes físicos diferentes. Além disso, quem possui o A1 pode realizar a emissão de nota fiscal fora da sede, já que soluções online de emissão são permitidas.

Impossibilidade de extravio

Ao escolher o Certificado é preciso levar em conta a sua possibilidade de extravio. O A3, por exemplo, pode ser facilmente perdido, já que fica em um token ou smart card. Já o A1 impossibilita que isso acontece, já que a chave criptografada está armazenada no disco rígido de um computador. O que também o possibilita de realizar backups de segurança que o protegeram caso o aparelho queime, seja roubado ou simplesmente pare de funcionar.

Como adquirir e renovar o Certificado Digital

Depois de conhecer todas as vantagens do Certificado Digital A1 e ter a certeza de que ele é a escolha ideal para a sua empresa, é hora de aquiri-lo. Para isso, basta acessar o site de uma Autoridade Certificadora de confiança, como a Certisign, e realizar a compra. Finalizado esse processo é necessário reunir os documentos e entrega-lo a Autoridade de Registro credenciada, para que a identificação presencial seja efetivada.

Já na hora de renovar o seu Certificado basta reunir todas as informações pela internet (se você for pessoa física) ou solicitar a renovação pela internet e entregar os documentos em um dos postos disponíveis. Validada as informações o responsável pela empresa deve ir até a prestadora do Certificado para assinar a documentação de renovação.

Gostou do conteúdo e quer conhecer outros benefícios do Certificado Digital? Então realize o seu cadastro e fique por dentro e todas as novidades e especificações deste documento. Para saber mais é só preencher o formulário abaixo.

Fonte: Certisign

Posts Relacionados

Leave a Comment