5 habilidades de um líder que a montanha te ensina 🏔

principais habilidades de um líder

As principais habilidades de um líder geralmente se aprende cometendo erros, no esforço para crescer dentro de uma empresa, ou observando profissionais exemplares e profissionais que… bem, não admiramos tanto assim.

Mas, e se eu lhe disser que há outra forma de aprender as habilidades de liderança fora do escritório ou do home office?

Há mais de 4 anos eu comecei a fazer escaladas de mais de 300 metros de altura. Logo depois comecei fazer algumas trilhas de longa distância (de 2 a 8 dias na floresta), até que eu decidi ter a minha primeira experiência escalando uma alta montanha no ano passado.

No Brasil, não temos montanhas com mais de 3 mil metros de altura, o que acrescentou um fator extra do “medo do novo” quando embarquei nessa nova experiência. Eu também não gosto do frio, nem de todas as camadas de roupa que você tem que usar para não congelar. Resumindo, toda a aventura seria desconfortável — e foi exatamente por isso que eu resolvi fazê-la!

O fato é que você só cresce quando se desafia. Pesquisas mostram que sair da zona de conforto ajuda os líderes a atingir alta performance e desenvolver suas habilidades de liderança e autoconfiança.

Apesar das dificuldades que eu tive na primeira experiência escalando uma alta montanha, 6 meses depois eu estava lançando a minha primeira expedição independente de mulheres sem um guia profissional nos acompanhando.

habilidades de liderança
Aclimatando no Cerro Plata, Argentina

Nosso desafio era escalar o Aconcágua, o pico mais alto das Américas, com uma elevação de 6.962 metros. Nós mesmas organizamos toda a logística, o plano de ascensão, alimentação, ferramentas e equipamento.

Essa expedição me transformou para sempre.

Eu percebi que cada vez que ia para as montanhas escalar, fazer uma trilha, ou apenas caminhar, estava fortalecendo as habilidades de um líder que seriam úteis não só nas montanhas. Eu também poderia aplicá-las em todas as áreas da minha vida pessoal e profissional — e você pode fazer o mesmo com quaisquer experiências que lhe desafiam a expandir seus limites.

Todas as pessoas podem ser líderes. Na verdade, você é um líder quando tem algo pelo qual tem paixão e pode entrar em ação por isso. Quer você esteja aprimorando sua presença executiva, trabalhando nas suas habilidades pessoais ou se empenhando para pôr em prática suas metas e objetivos pessoais, aqui estão 5 habilidades de liderança que você pode desenvolver durante sua jornada para o topo.

1. Compartilhe o sucesso

Você passa por muitas coisas em uma expedição de alta montanha, mas você nunca está só. Você depende da sua parceria ou da sua equipe para chegar ao topo. Você entende que embora seja possível chegar ao topo sem companhia, vai aproveitar mais (tanto a conquista quanto a jornada) se chegar lá junto com sua equipe.

Para mim, uma jornada compartilhada é mais importante do que o destino final. Se não for compartilhada e celebrada em conjunto, qual o sentido? É como chegar ao melhor momento da sua vida, olhar ao redor e descobrir que não há ninguém ali para comemorar com você.

O mesmo mantra pode ser aplicado ao trabalho. Não existe “eu” em um time, é por isso que o sucesso é algo a ser compartilhado com todo mundo. Pense no quanto você já conquistou por causa da sua equipe e vai se dar conta de que é muito mais do que poderia ter alcançado sem a ajuda dos demais.

E não se esqueça de celebrar com essas pessoas.

No Trello, celebramos nossas conquistas durante nossas reuniões de equipe trimestrais chamadas de team offsites, em função do trabalho remoto. Isso nos dá a chance de nos conectarmos, relacionarmos e refletirmos sobre o ótimo trimestre que tivemos.

2. Exercite a paciência, a persistência e a gratidão

Quando você está na montanha, os problemas da sua vida cotidiana se tornam pequenos em relação ao cenário maior, e os luxos da vida acabam por ser coisas básicas como: uma xícara de chá, um lindo céu estrelado, um abraço de consolação de uma amiga. Você realmente começa a apreciar aquelas pequenas coisas da vida que geralmente não presta muita atenção (especialmente quando você não tem wifi ou 4G).

E isso é muito legal, pois é uma baita chance de aprender que paciência e persistência são essenciais para continuar em movimento.

Escalar uma montanha está longe de ser algo fácil. Não são apenas dificuldades físicas, mas também desafios mentais que lhe levam ao limite.

Apesar da exaustão, você ainda vai encontrar energia para prosseguir um passo de cada vez — mesmo que isso leve várias tentativas ao longo de vários meses, semanas, dias ou horas.

desenvolvimento de liderança e habilidades gerenciais
Expedição ao Aconcágua – Chegando ao acampamento Nido de Condores (5.600 metros)

A recompensa é inevitável. É como alcançar um objetivo, realizar um sonho e descobrir que você pode fazer qualquer coisa que colocar na cabeça.

Você já parou um segundo para apreciar seu trabalho, colegas de trabalho ou colaboradores? Com que frequência você expressa sua gratidão?

Não a reserve apenas para ocasiões especiais. Mostre sua gratidão como uma prática comum para você e sua equipe.

Desde que eu comecei a trabalhar no Trello, eu trabalho remoto. Essa mudança na minha vida profissional não foi fácil.

Eu levei meses de paciência e persistência para atingir um bom equilíbrio. Hoje, vejo que o trabalho remoto me capacitou a viver a vida que eu escolhi viver e pela qual sou eternamente grata. Isso também me lembra que sou responsável por fazer as minhas próprias escolhas — e mais ninguém. Assim como ninguém chegará ao topo por mim.

Líderes inteligentes sabem que não devem esperar resultados da noite para o dia. Seja formulando uma nova estratégia para desenvolvimento de projetos ou uma nova campanha de marketing, os líderes precisam trabalhar suas habilidades de liderança, como paciência e persistência, para seguir adiante e motivar suas equipes a fazerem o mesmo.

Quando você começa a se deparar com muitos obstáculos, dê um passo para trás e reconheça o quanto você fez para estar onde está. E então, tente novamente no dia seguinte olhando para seus desafios com outros olhos. Querer é poder.

3. Cultive sua inteligência emocional

Durante a minha expedição independente de mulheres, eu aprendi que frio, falta de ar, cansaço, medo e o fracasso são importantes para o sucesso.

Você pode estar na sua melhor forma física, mas, se sua mente não estiver tão forte quanto seu corpo, é muito fácil você desistir ao encontrar um ou mais obstáculos.

Sabe qual é o motivo? Escalar é 80% esforço mental e 20% físico. A única forma de trabalhar na sua saúde psicológica é adquirindo experiência em momentos difíceis e construindo o seu músculo do autoconhecimento.

Quanto mais você se conhece e sabe gerenciar suas emoções, mais fácil será superar seus medos e controlar os resultados.

No dia da minha subida ao topo do Aconcágua, eu lutei bastante contra a forma negativa com que falava comigo mesma o tempo todo. Foi aí que eu percebi que precisava aprender como eliminar os pensamentos negativos.

habilidades de um líder
Minha amiga no topo do Aconcágua. Eu não cheguei devido a um mal-estar causado pela altitude e por estar muito lenta. Mas estava muito orgulhosa de mim mesma por chegar aos 6.500 metros na minha segunda alta montanha.

E o processo é o mesmo no trabalho. Você pode ter todas as habilidades técnicas para o sucesso, mas se sofre constantemente com a síndrome do impostor, ou com uma atitude de “eu não sou_____ o bastante”, as chances de alcançar seu objetivo também serão menores.

Autoconhecimento é essencial. Você sabe como receber um feedback negativo? Sabe como controlar a ansiedade no trabalho, seu temperamento, ou seu medo do fracasso?

A montanha é um ótimo ambiente para trabalhar a sua inteligência emocional, pois você pode acessar facilmente como você se sente sobre você mesma. Basta ouvir as vozes em sua cabeça enquanto está caminhando.

O que você diz para si? Que tipo de palavras você usa? São positivas ou negativas?

4. Dê abertura para a mudança

Se você for passar algum tempo nas montanhas, deve saber que o clima muda em um piscar de olhos.

Não importa o quanto você planeje, as coisas podem sair do controle de uma hora para outra. Um membro da sua equipe se machuca, um vento forte surge do nada levando sua barraca pelo meio do vale (sim, eu vi isso acontecer!), uma tempestade de neve chega mais cedo do que o previsto.

principais habilidades de um líder
Caminhando por Plaza de Mulas (4.300 metros). Pegamos uma tempestade de neve e tivemos que esperar antes de ir para o próximo acampamento.

Você tem que ser flexível para mudar seus planos e tomar boas decisões com base nos fatos e ferramentas que tem no momento.

Assim como nas montanhas, o mundo dos negócios também está mudando constantemente. O que você está fazendo hoje pode não ser a mesma coisa que vai fazer em 1 ano ou mesmo daqui a 6 meses. Você é flexível o suficiente para aceitar mudanças constantes?

Mesmo que seu trabalho não exija que você escale montanhas ou acampe na geleira, em tempos de mudança e incerteza, agilidade é uma das principais habilidades de um líder profissional. Fortaleça sua capacidade de responder às coisas rapidamente com bom senso. Se mostrar à altura dos acontecimentos é uma das habilidades de um líder e das equipes de sucesso.

Por fim, uma habilidade de liderança fundamental é a capacidade de gerar confiança dentro de uma equipe, especialmente em uma equipe de escalada.

Você não cria confiança só nas suas companhias, mas também em si. Confiar nos seus pés e na sua capacidade de escalar leva tempo.

Mais importante do que isso, você deve confiar sua vida à capacidade do seu parceiro ou parceira e vice-versa. Vocês precisam conhecer os pontos fortes um do outro, assim como os pontos fracos.

É por isso que a transparência e a comunicação são tão vitais para construir confiança. Se eu me machucar ou ficar doente, devo dizer à minha equipe. Se alguém não domina vários métodos de resgate, a equipe deve estar ciente dessa lacuna e agir de acordo com as habilidades existentes.

A confiança também é um investimento essencial para um local de trabalho seguro e produtivo. É algo que todos devem desenvolver entre as habilidades de um líder. Se um líder confia em sua equipe para obter o resultado que deseja, então não há necessidade de fazer a microgestão de cada projeto.

Muitas das experiências e condições que encontramos nas montanhas, e em nossa vida em geral se aplicam à vida profissional.

Há muitas habilidades de um líder que você pode desenvolver nas montanhas. Escolha a que você acha que mais precisa aprimorar e corra para o cume!

Toda montanha pode ensinar algo sobre si mesmo se você tiver disposição para enxergá-la do topo.

Traduzido e localizado com amor por Mathias Luz.

Seja algo negativo ou positivo, adoraríamos ouvir o que você acha. Escreva para [email protected].

Blog Trello

Posts Relacionados

Deixe um comentário