Consultoria Contábil o que é e como atuar nesse ramo de mercado

consultoria-contabil-o-que-e-e-como-atuar-nesse-ramo-de-mercado

A busca por profissionais de contabilidade capazes de oferecer Consultoria Contábil está em alta. Muitas empresas já perceberam que é possível ir além dos serviços tradicionais prestados e utilizar o conhecimento desses especialistas para buscar perspectivas melhores para o negócio.

Porém, como profissional de contabilidade, você sabe exatamente o que faz um contador consultor e o que o mercado espera dele? Nesse artigo detalharemos um pouco mais sobre o perfil dessa função, cuja demanda não para de crescer.

O que é Consultoria Contábil?

Por consultoria contábil subentende-se todos os trabalhos que vão além das tradicionais rotinas contábeis realizadas por esses profissionais.

Aqui, o foco maior reside na orientação aos empresários no que diz respeito às melhores práticas contábeis visando reduzir custos, aumentar os lucros e evitar o pagamento de multas ou taxas desnecessárias.

Entre as principais práticas da consultoria contábil estão a participação na elaboração do planejamento tributário, o auxílio no controle da gestão financeira e orientações para uma melhor gestão empresarial.

Cabe ressaltar que a tomada de decisão continua sendo uma função do gestor ou do empresário, mas o contador passa a ter papel importante na formulação dessa decisão.

Como iniciar sua Consultoria Contábil?

Quando de trata de Consultoria Contábil, proatividade é palavra-chave. Muitas vezes as empresas não sabem que esse tipo de serviço existe ou, quando o conhecem, não têm o dimensionamento exato do impacto que ele pode ter nos negócios.

Cabe ao profissional de contabilidade apresentar essa possibilidade às companhias.

Pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2016 apontou que entre os pequenos empresários mais da metade deles está disposta a pagar a mais pelos serviços contábeis, desde que recebam um trabalho mais completo como contrapartida.

Em outras palavras, isso indica que há demanda pela realização desse tipo de trabalho, mas nem sempre os empresários estão cientes de todas as possibilidades.

Mais do que ser proativo, é preciso justificar as razões pela qual seu cliente fará um investimento na sua consultoria.

Utilize os números a seu favor e argumentos bem embasados para mostrar o quanto uma readequação fiscal ou uma gestão financeira mais eficiente podem impactar na lucratividade de um negócio.

O que uma Consultoria Contábil deve oferecer?

As possibilidades de serviços dentro do segmento de consultoria contábil são inúmeras, mas algumas delas são mais recorrentes entre empresas de qualquer porte. Estar apto a oferecer as seguintes tarefas certamente potencializará as chances de encontrar clientes neste nicho.

1. Planejamento tributário do negócio

O planejamento tributário, também conhecido como planejamento fiscal, é uma forma de as empresas reduzirem os custos com o pagamento de tributos, taxas e impostos dentro daquilo que a legislação determina.

Diferentemente do que muitos imaginam, esse processo não deve ser realizado apenas antes da abertura do negócio, mas também depois de sua consolidação. Empresas de qualquer porte podem se beneficiar desse tipo de planejamento.

2. Recomendações para melhorias no negócio

Como já mencionamos, a tomada de decisão sempre caberá aos gestores, sócios e proprietários. No entanto, isso não impede o contador de fazer as suas recomendações para melhorias no negócio baseado nos números obtidos.

Por ser um especialista em finanças, muitas vezes o profissional enxerga possibilidades que os demais executivos não vêm. Esse tipo de relatório mais qualificado é visto com bons olhos no mundo corporativo.

3. Relatórios de desempenho e diagnóstico

Além do aconselhamento propriamente dito, os contadores consultores podem se responsabilizar também pela elaboração de relatórios de desempenho e diagnóstico.

Por terem mais facilidade na leitura dos números, torna-se mais fácil para esses profissionais interpretá-los e explica-los em um linguagem mais simples para os gestores da empresa.

4. Apoio na Gestão Financeira

A revisão de processos internos, o aconselhamento para o uso de ferramentas mais adequadas e princípios de controladoria e governança também podem ser estabelecidos por um contador consultor.

Essas formas de apoio à gestão financeira têm como objetivo tornar a companhia mais produtiva e lucrativa. Na maioria dos casos, sempre há espaço para melhorias.

Como ser um contador consultor

Em um artigo anterior já abordamos alguns detalhes sobre como ser um contador consultor. Para buscar oportunidades nesse segmento é preciso compreender qual é o real impacto do seu trabalho: as soluções que você está apresentando são capazes de impactar em quanto a empresa que contratar seus serviços?

Mostre com número o potencial que está sendo desperdiçado. Desenvolva habilidades de gestão para compreender por quais razões certas decisões são (ou não são) tomadas e invista no relacionamento com os seus clientes.

Quanto mais eles confiarem em você, mais propensos estarão a aceitar as suas propostas.

Por fim, aprenda a definir prioridades. Toda empresa tem aspectos de gestão que podem ser melhorados, mas uns impactam mais do que outros. Opte por aqueles capazes de trazer melhores resultados e de forma mais rápida. Isso fará com que você conquiste a confiança dos seus clientes para projetos mais ambiciosos.

Quais são os benefícios de uma consultoria contábil?

Já mencionamos alguns deles ao longo do texto, mas a lista é muito extensa. Empresas que recorrem a profissionais de contabilidade para consultoria em geral têm um salto de produtividade, quando o foco passa pela revisão de processos, e de lucratividade, quando o foco é a revisão fiscal e tributária.

As recomendações para melhorias podem impactar positivamente a empresa em médio e longo prazo. Além disso, com relatórios de desempenho mais qualificados é possível tomar decisões mais assertivas. Trata-se de um trabalho que pode resultar em diferenciais significativos para negócios de qualquer porte.

Sem dúvida, um investimento que vale a pena se comparado ao potencial de retorno.

Blog Sage

Posts Relacionados

Deixe um comentário