O avanço da tecnologia na contabilidade e a necessidade do Contador

Aos poucos, a tecnologia se integrou à vida das pessoas, desde as mais jovens até as que já comemoraram diversas primaveras. E toda essa inovação/revolução foi aceita por proporcionar uma série de facilidades que não existia antes. E na contabilidade, claro, não foi diferente. Fazendo um breve retrospecto, percebemos que a tecnologia se entranhou de tal forma nas nossas vidas, que, às vezes, esquecemos que ela nem sempre esteve ali.

A tecnologia na contabilidade

No caso contábil, por exemplo: antes de a impressora existir, as informações eram digitadas em uma máquina de escrever, na qual era possível fazer no máximo duas cópias por vez, utilizando o papel carbono. Papel, esse, responsável por muitas manchas nas roupas de trabalho. Isso sem falar das mãos de quem os utilizava.

Sistemas operacionais

O mesmo vale para o computador com Windows 95, o primeiro a entrar na maioria dos escritórios contábeis no Brasil. Algo obsoleto hoje, mas que na época foi tratado como uma revolução na forma de fazer Contabilidade.

Excel

É difícil encontrar, atualmente, um Contador que nunca tenha feito suas tarefas utilizando o Excel. Esta ferramenta é um grande auxílio para quem trabalha na área, podendo ser usada para estruturar folha de ponto, de pagamento, caixa e diversas outras funções. E, por mais que esta ferramenta ainda seja válida, várias outras surgiram ao longo dos anos. São sistemas e mais sistemas pensados em facilitar a vida do Contador e do empresário.

Certificado Digital

O Certificado Digital também faz parte destas inovações que trouxeram melhorias para a vida dos profissionais da Contabilidade, ao proporcionar segurança e autenticidade às transações, sem a necessidade de deslocamento para assinar documentos. O uso dessa tecnologia foi potencializado pelo Sistema Público de Escrituração Digital – Sped, que acabou com a necessidade de apresentação em papel dos dados da empresa, com tudo sendo resolvido digitalmente.

Por meio do Certificado Digital, inclusive, é possível obter renda extra – especialmente se você for Contador(a). Se inscrevendo gratuitamente no Clube do Contador Certisign, você poderá receber comissão por cada Certificado vendido sob sua indicação e, ainda, ter acesso a descontos exclusivos nas maiores lojas virtuais do Brasil.

Amedrontador

O fato dessas ferramentas otimizarem o trabalho faz com que muitos Contadores pensem sobre o seu futuro e se haverá espaço para a mão de obra humana em sua atividade. Porém, uma coisa é certa: nada substitui a capacidade humana de se reinventar. E muitas possibilidades já estão à disposição, como a atuação em consultoria e na criação de novas formas de utilizar seus conhecimentos em prol das empresas e da sociedade em geral.

Então não, as máquinas não vão acabar com a profissão, mas gerarão uma necessidade de reinvenção permanente. E quando estamos próximo de fechar mais um ano, o momento é ideal para refletir, inclusive sobre novas formas de exercer suas atividades profissionais, tornando-se indispensável para os seus clientes. O mercado sempre favorece quem está um passo à frente!!!

Posts Relacionados

Deixe um comentário