5 atitudes que melhoram as operações das PMEs

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Redução do tamanho dos armazéns, melhor gestão do estoque e mais remessas nas lojas são algumas das tendências em ascensão em pequenas e médias empresas (PMEs) para 2022. Quem diz é María Camila García, gerente de marketing de distribuição na América Latina da Zebra Technologies, empresa norte-americana de leitores de códigos de barras e outros produtos.

O e-commerce brasileiro obteve faturamento de R$ 150,8 bilhões em 2021, o que representa um crescimento de 19% comparado ao ano anterior. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa para 2022 é que as vendas online no país cresçam 12%, com projeção de faturamento de R$ 169,5 bilhões.

Por essa razão, desde meados de 2020, as operações das cadeias de suprimentos de todos os tamanhos exploram novas estratégias e tecnologias que fornecem informações em tempo real sobre suas operações para ajuda-las a se adaptarem às mudanças nos comportamentos dos clientes. Para as pequenas e médias empresas, isso tem sido excepcionalmente difícil, obrigando-as a se transformarem para permanecerem à frente do jogo e competirem com empresas maiores.

Todavia, neste ano de ressurgimento de muitos negócios em um contexto mais seguro e “normal”, foram descobertas algumas tendências essenciais para ajudar as pequenas empresas e cumprirem seus objetivos e continuarem crescendo no mercado.

Redução do tamanho dos armazéns

As empresas estão procurando novas soluções de atendimento que lhes permitam fazer mais com menos e levar os produtos aos clientes mais rapidamente. Tradicionalmente, muitas operações de armazém eram projetadas para guardar paletes completos de mercadorias. Hoje, graças à ascensão do comércio virtual, as operações de armazém estão mudando rapidamente para um atendimento mais “baseado em peças”, onde um conjunto diversificado de produtos deve ser enviado rapidamente para vários locais.

Para ter o suporte necessário, muitas empresas estão explorando estratégias mais inovadoras como o micro-atendimento, em que os pedidos são atendidos em centros de distribuição menores, de 300 a 2.000 metros quadrados, localizados mais próximos do mercado-alvo e que permitem velocidades de entrega mais rápidas. De acordo com analistas do setor, os centros de micro-atendimento podem reduzir os custos associados a um pedido em 75% i, o que beneficia os orçamentos das PMEs.

As empresas também estão implementando opções como armazenamento sob demanda, em que as empresas alugam um espaço menor de armazenamento a curto prazo. Tanto o micro-atendimento quanto a opção de armazenamento sob demanda são especialmente úteis para pequenas e médias empresas, que podem usar essas estratégias para reduzir custos e agilizar processos, sem investir milhões para construir enormes instalações de armazenamento.

Mais remessas nas lojas

As empresas também estão trabalhando cada vez mais para aumentar a confiabilidade do estoque da loja para melhorar o atendimento aos seus clientes, já que cada vez mais compradores escolhem opções de retirada “sem contato”, como comprar on-line e retirar na loja (BOPIS), tendência que cresceu 60% no último anoii. Mais de 76% dos fabricantes, varejistas e empresas de logística relatam que já confiam 100% no estoque de suas lojas para atender aos pedidos e 68% esperam que as remessas das lojas, com base na confiabilidade de seu estoque, aumentem nos próximos anos.

A gestão do estoque deixa de ser importante e se torna crucial

À medida que as empresas exploram novas opções de atendimento, a busca por um melhor gerenciamento de estoque acelera. Afinal, as empresas não podem atender pedidos de maneira rápida e eficiente se não souberem a localização exata de cada peça do estoque quando são solicitadas ou se não souberem se o item está realmente disponível. Já que as opções de atendimento continuam a evoluir, é vital que as pequenas e médias empresas tenham uma solução de gerenciamento de estoque que ofereça um alto grau de visibilidade e precisão.

É aí que a tecnologia pode ajudar. As empresas de hoje utilizam soluções de gerenciamento de estoque sem fio, impressoras de etiquetas de identificação de produtos e até etiquetas RFID para rastrear o estoque em tempo real e saber exatamente quantos itens eles têm e onde estão exatamente. Essas tecnologias já são encontradas em todas as faixas de preço e podem aumentar a porcentagem de estoque disponível em 98% ou mais iv, o que reduz drasticamente as vendas perdidas e pode aumentar o retorno sobre o investimento de forma considerável.

Tarefas logísticas menos pesadas

A tecnologia está ajudando as empresas a enfrentarem melhor os desafios com a força de trabalho, incluindo o alto volume de rotatividade e a produtividade na operação. Os funcionários que realizam tarefas de separação de pedidos, por exemplo, contam com scanners portáteis, tablets e computadores móveis, com acessórios vestíveis, que os guiam no processo de separação e envio, melhorando consideravelmente sua produtividade e o número de pedidos que podem ser separados e enviados por dia. Essa tecnologia também pode reduzir as horas de treinamento, tornando mais fácil para os novos funcionários aprenderem rapidamente os processos de cobrança, graças à simplicidade de seu uso.

Um fator que está deixando de ser aspiracional

Outro impacto da mudança nas formas de consumo para as empresas é a necessidade de melhorar a visibilidade de suas operações e assim poder responder às demandas. Embora parecesse ser um fator de aspiração para pequenas e médias empresas, hoje soluções como a análise prescritiva estão ajudando as empresas a atingir seus objetivos. Elas estão cada vez mais acessíveis a empresas que tradicionalmente têm recursos de TI limitados e sem acesso a especialistas em análise.

As soluções de análise prescritiva analisam dados operacionais usando “padrões comportamentais”, com algoritmos sofisticados, para procurar áreas operacionais específicas que podem ser aprimoradas.

Por exemplo, a análise prescritiva pode determinar quando é lucrativo acelerar o reabastecimento de itens esgotados na loja com base no lucro esperado. É possível também usar dados de gerenciamento de estoque para ajudar as empresas a equilibrar o estoque entre os pedidos do BOPIS e as vendas regulares da loja e evitar a “síndrome do estoque fantasma”, em que o sistema de gerenciamento de estoque mostra que há um item disponível, mas quando os funcionários buscam-no para preencher o pedido, ele não está lá.

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