Renovação de bolsas do Prouni serão solicitadas com Certificado Digital

Começa no dia 12 de abril a temporada para atualização das bolsas do Programa Universidade para Todos – Prouni, referente ao segundo semestre de 2020. O prazo encerra-se às 23 horas e 59 minutos do dia 26 de abril de 2021. Todo o processo é on-line e deve ser realizado no Sistema Informatizado do Prouni -SISPROUNI mediante ao uso do Certificado Digital ICP-Brasil.

Renovação de bolsas do Prouni com Certificado Digital

Qual Certificado usar para acessar o SISPROUNI?

Segundo informações do Manual de Usuário, é preciso que a mantenedora da Instituição de Ensino tenha um Certificado de Pessoa Jurídica, ou seja o e-CNPJ. Já os Coordenadores do Prouni/Representantes devem ter um Certificado de Pessoa Física, e-CPF, para cada um deles. São aceitos os tipos A1 (no computador ou celular) e A3 (cartão, token ou nuvem).

Você pode gostar de ler: Qual é a diferença entre Certificado Digital A1 e A3?

Coordenador Prouni/Representante

O Certificado que deverá ser usado no sistema varia de acordo com o serviço. Por exemplo: o usuário cadastrado com o perfil de Coordenador Prouni/Representante deverá o usar o Certificado e-CPF para “Procedimentos de manutenção de Bolsas (atualização, suspensão, transferência e encerramento)”.

Instituições de Ensino

Já a pessoa que representa a Instituição de Ensino deverá usar o e-CNPJ para, entre outras coisas, preencher todo o cadastro da mantenedora e respectivas Instituições de Ensino Superior (IES).

Esses são apenas dois exemplos. A lista com mais informações sobre acessos, usuários e serviços dentro da plataforma pode ser conferida no Manual de Usuário disponível no site do Prouni.

Como renovar o Certificado para acessar o SISPROUNI?

A renovação do Certificado Digital é procedimento simples, que pode ser realizado, inclusive, totalmente on-line. Vamos aos critérios:

Certificado Digital A3 – válido

Neste caso, basta acessar o site da Certisign e seguir o passo a passo. Mas atenção: os dados do titular não podem ter sofrido alteração, como o nome de casado para solteiro. Nesta situação, é preciso realizar uma nova compra com atendimento (validação) por videoconferência ou presencial.

Certificado Digital A3 – válido ou A1 (válido e expirado)

A renovação é feita por meio de uma nova compra. Basta acessar a loja da Certisign e escolher o produto. Caso o titular tenha dados biométricos cadastrados ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ele terá a opção de escolher entre os atendimentos (validação) por videoconferência ou presencial em uma das nossas lojas.

Leia também: Certificado Digital por videoconferência: tudo o que você precisa saber

Como saber a data de validade do meu Certificado Digital

Se você não se lembra da data de validade, basta acessar a nossa Central de Teste. Conecte o Certificado no computador e clique em “Verificar Certificado Digital”.

Ajuda para renovar ou comprar?

Fique tranquilo! Nós temos uma esquipe de especialistas que pode te orientar na compra e renovação. Os telefones para contato estão disponíveis neste link – Veja item “Compre pelo Telefone”.

Setor da educação cada vez mais digital

A área educacional vem se modernizando ao longo dos anos e migrando algumas atividades para o digital. Além da comunicação com os sistemas do MEC, as Universidades também já estão usando a tecnologia para oferecer uma experiência melhor aos seus alunos e melhorarem sua eficiência operacional. Neste contexto, pode-se citar a assinatura de diversas documentações, como diplomas e contratos de estágio, que utilizam a assinaturas digital e eletrônica respectivamente.

Obrigatoriedade em breve

Embora algumas Instituições de Ensino já ofereçam o Diploma Digital, é a partir de 1º de janeiro de 2022, de acordo com a Portaria nº554, do MEC, que ele será obrigatório. No próximo ano, todas as Universidades, públicas e privadas, deverão emitir o diploma em sua versão digital assinado por meio do Certificado Digital ICP-Brasil e uso do Carimbo do Tempo.

Com essa mudança, os alunos terão seus diplomas com mais rapidez e menos burocracia, além disso as Universidades e empresas contratantes dos formandos estarão seguras contra a fraude de assinatura, muito comum na versão impressa.

Como funciona a assinatura digital de diplomas

A Instituição de Ensino precisa de uma plataforma integrada com a assinatura digital, que é resultado do uso do Certificado ICP-Brasil, e com Carimbo do Tempo. Esta funcionalidade pode ser integrada no sistema que a Universidade já tem por meio de uma API, ou ela pode usar um portal de assinaturas, o qual pode ser customizado.

Em resumo, os passos são: subir o modelo de diploma no sistema, selecionar assinatura em lote e pronto. Usando o Certificado ICP-Brasil, o reitor assina milhares de diplomas em um clique.

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